PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

Banca
Travões ao crédito da banca criam incentivos à taxa fixa
Por Rosa Soares

Avaliação da capacidade dos consumidores para pagarem os empréstimos foi reforçada e os contratos devem ter prazos mais curtos e prestações constantes de capital e juros

A concessão de empréstimos aos consumidores, particularmente à habitação, voltou a assumir características potencialmente explosivas, ao assentar em soluções que artificialmente criam condições de cumprimento dos contratos no curto prazo, mas que não resistem a uma variação das taxas de juro. O Banco de Portugal (BdP) avaliou o risco e decidiu tomar medidas para inverter esse caminho e tornar o crédito mais sustentável, menos sujeito a variações de taxas de juro, o que cria condições para uma maior aposta nas taxas fixas.

A utilização de taxas fixas praticamente não tem expressão em Portugal, mas, com as alterações preconizadas pelo BdP, a aplicar a partir de Junho, eliminam-se algumas das soluções que a banca foi criando e que têm tornado as prestações do crédito a taxa variável mais baixas, isso embora impliquem custos mais elevados no total. Essas soluções, que passam por prazos alargados ou períodos de carência de capital e juros, tornaram o crédito mais acessível a um conjunto de consumidores, mas que em muitos casos acabaram por não conseguir cumprir.

A primeira recomendação do BdP é relativamente pacífica. Pretende travar os empréstimos a 100% do valor de aquisição, prática comum antes da crise de 2008 e que começou a afirmar-se novamente. A orientação vai no sentido de limitar a 90% o LTV (loan-to-value ratio), na sigla em inglês, e que é o rácio entre o montante do empréstimo e o valor do imóvel. Aqui foi aberta uma excepção para as casas que os bancos ainda têm em carteira, em que o LTV pode ser de 100%. Esta exigência obriga os consumidores a dispor de uma poupança, a chamada "entrada", antes de pedir o crédito.

A alteração mais profunda e capaz de influenciar o modelo de concessão de crédito em Portugal prende-se com o cálculo da taxa de esforço, o DSTI (debt service-to-income ratio), na sigla inglesa, que mede o rendimento disponível (líquido de impostos) do cliente face aos encargos mensais do crédito. A partir de agora, muda a sua forma de cálculo e é introduzido um limite, de 50%, a partir do qual os bancos vão ter de justificar por que é que concederam aquele empréstimo. E a ultrapassagem desse limite, que pode justificar-se para clientes com rendimentos elevados, também está limitada a determinados percentagens.

A fórmula de cálculo do DSTI complicou-se bastante. É que passa, entre outras alterações, a considerar os encargos mensais de todos os empréstimos, ou seja, créditos para consumo (ainda ficam de fora os cartões de crédito e outros créditos de menor valor), o que até agora não acontecia, e para habitação. Acresce a isto que, quando o crédito à habitação assenta em taxa variável (associado à Euribor), que é quase todo, o cálculo tem de ser feito com base em prestações constantes de capital e juros. Com esta exigência, pretende-se contornar os períodos de carência de capital (em que não há apenas pagamento de juros), ou diferimento de capital, que consiste em deixar para a última prestação uma parte do capital, expedientes que baixam artificialmente a prestação. A recomendação do BdP inclui mesmo que "os contratos de crédito tenham pagamentos regulares de capital e juros".

Mas as alterações ao cálculo da taxa de esforço não ficam por aqui. É que, complementarmente, o supervisor veio a estabelecer em instrução - ou seja, de cumprimento obrigatório - que na prestação do crédito a taxa variável venha a ser considerado o impacto de uma subida de 1% dos juros, para contratos inferiores a cinco anos, de 2% para prazos entre cinco e dez anos e de 3% acima de dez anos. Com este método de cálculo, um contrato acima de dez anos e com um spread (margem comercial do banco) de 2%, atinge uma taxa final próxima dos 5%, o que pode implicar com alguma facilidade, para rendimentos mais baixos, uma ultrapassagem do tecto dos 50%. A instrução também acautela os contratos de taxa mista, que habitualmente se aplica por um período curto, muitas vezes de apenas um ano, tornando obrigatório o cálculo do impacto de subida entre 1%, 2% e 3% da componente variável (a Euribor) em função da duração total do contrato.

Mexer nos prazos

A complicar ainda mais a opção pela taxa de juro variável, o supervisor também mexe nos prazos dos contratos, que em muitos casos estão a ser esticados para perto de 50 anos, também como forma de reduzir a prestação. Agora, quando a duração dos contratos ultrapassar os 70 anos de idade do cliente, passa a ser necessário considerar, no momento presente, uma redução do seu rendimento. Para além disso, o BdP vem recomendar que os novos contratos de crédito à habitação não excedam os 40 anos e que a maturidade média dos contratos concedidos durante cada ano "convirja gradualmente, ao longo dos próximos quatro anos e meio, para 30 anos". Para o crédito ao consumo é recomendado um prazo-limite de dez anos.

A Deco, consultada neste âmbito, defende que o limite à taxa de esforço deveria ser menor, ficar pelo menos nos 45%, e considerar todos os créditos. Ainda assim, Natália Nunes entende que as recomendações "são globalmente positivas".

Supervisor preocupado com efeito da euforia do crédito nos bancos
Crédito para idosos do BNI foi suspenso


Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA