PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

Futebol internacional
Os nomes temíveis no caminho do FC Porto e as incógnitas que aguardam Sporting e Sp. Braga
Por Tiago Pimentel

Sorteio dos oitavos-de- -final da Liga dos Campeões e dos 16 avos-de-final da Liga Europa realiza-se esta manhã em Nyon, na Suíça

FC Porto (na Liga dos Campeões) e Sporting e Sp. Braga (na Liga Europa) ficam hoje a saber que adversários vão ter pela frente, ainda que as competições europeias só regressem daqui a dois meses. As perspectivas dos três emblemas portugueses que resistem nas duas provas organizadas pela UEFA são distintas: se os "dragões" vão muito provavelmente ter pela frente um adversário de elevado grau de dificuldade nos oitavos-de-final da Champions, "leões" e minhotos partem para o sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa com o estatuto de cabeças de série, o que lhes permite evitar, para já, alguns dos nomes mais temíveis.

Às 11h começam a definir-se os cruzamentos na Liga dos Campeões e uma hora depois será altura de sortear a Liga Europa. Por estar entre os não-cabeças de série no sorteio da Champions, o FC Porto evita emblemas como Bayern Munique, Chelsea, Juventus ou Real Madrid. Mas o lote de possíveis adversários impõe respeito: Manchester United, Paris Saint-Germain, Roma, Barcelona, Liverpool, Manchester City e Tottenham (por ter disputado o Grupo G com o Besiktas a equipa de Sérgio Conceição não pode agora enfrentar os turcos).

O sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões é condicionado, ou seja, clubes do mesmo país não podem defrontar-se. Isto deixa o Chelsea na posição mais delicada de todas: segundos classificados no Grupo C, atrás da Roma, os "blues" viram os compatriotas Manchester United, Liverpool, Manchester City e Tottenham vencer os respectivos grupos. Ou seja, os possíveis adversários do Chelsea resumem-se a PSG, Barcelona e Besiktas.

Na Liga Europa, Sporting e Sp. Braga já sabem que, graças ao estatuto de cabeças de série, começam a disputar a eliminatória fora e jogam a segunda mão em casa. Este sorteio também será condicionado, mas isso não afecta os emblemas portugueses. A única certeza é que os minhotos não podem defrontar o Ludogorets (foram adversários na fase de grupos). Entre os adversários mais temíveis para a dupla portuguesa estão os emblemas vindos da Champions: Celtic, Borussia Dortmund, Nápoles e Spartak Moscovo. O Lyon, segundo classificado na Liga francesa, ou o Astana, pela longa viagem até ao Cazaquistão, também seriam nomes a evitar.



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA