PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

Partidos
Conselheiros do PSD pedem prioridade para autárquicas
Por Sofia Rodrigues

Sociais-democratas estão apostados em recuperar as câmaras perdidas nos últimos anos. Rui Rio concentra-se na justiça

Um grupo de conselheiros nacionais do PSD vai propor, na próxima reunião daquele órgão, que a direcção do partido comece a preparar as eleições autárquicas. A necessidade de dar prioridade às próximas eleições locais foi a principal conclusão a que chegaram os elementos da segunda lista mais votada para o Conselho Nacional do PSD no primeiro encontro que decorreu no sábado, segundo o número um da lista Carlos Eduardo Reis.

Em declarações ao PÚBLICO, o social-democrata refere que não há nenhuma área temática do Conselho Estratégico Nacional - criado por Rui Rio para preparar o programa eleitoral do partido - que abranja as próximas autárquicas. "Perdemos 60 câmaras entre 2003 e 2017", afirmou, defendendo que é preciso começar a trabalhar para as eleições em 2021 para reconquistar o poder autárquico perdido e que era "uma das forças" do PSD.

Nesse sentido, os conselheiros desta lista preparam propostas para o Conselho Nacional do PSD de dia 30, em Leiria. Entre elas deverão constar alterações ao sistema eleitoral e sobre a duração dos mandatos dos autarcas.

Com 13 eleitos (em 70 lugares), a lista liderada por Carlos Eduardo Reis garante que quer ter uma atitude construtiva e não de oposição à direcção de Rui Rio. O líder do PSD também disse, no congresso de Fevereiro, que o partido deveria iniciar "desde já" a preparação para as próximas autárquicas, com vista a reconduzir o partido "à liderança que foi seu apanágio durante tanto tempo".

Nos próximos tempos, no entanto, a prioridade de Rui Rio está definida: é a justiça. O líder do PSD assegurou ontem que o partido apresentará em breve um documento de diagnóstico sobre o sector e que apontará caminhos para soluções, mas aberto a outros contributos.

Questionado se o PSD apresentará as propostas ainda na actual sessão legislativa, Rio salientou que o objectivo dos sociais-democratas não é apresentar uma ou outra proposta "para marcar a agenda", mas uma "reforma de fundo em prol do país". "O que vai ser apresentado nesta sessão legislativa, em breve, é um documento que faz o diagnóstico da situação e aponta caminhos para as soluções, e esse documento tem de ser debatido para ser alterado pelos outros partidos que também queiram fazer isto", explicou aos jornalistas. O líder do PSD disse que a semana que está a dedicar à justiça já está, a seu ver, a ter "efeitos práticos para os cidadãos" - uma alusão à notícia do JN segundo a qual Porto, Lisboa e Coimbra vão ter megatribunais.



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA