PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

Presidente
Marcelo assinala direitos humanos
Por Francisco Alves Rito

Presidente diz que bairro de Setúbal trabalha todos os dias pelo princípio da Igualdade

O Presidente da República visitou ontem a Bela Vista, um dos bairros mais problemáticos de Setúbal, para assinalar os 69 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

"Um dos princípios fundamentais é a máxima igualdade possível entre as pessoas e isso faz-se todos os dias em bairros como este", disse Marcelo Rebelo de Sousa, depois de conhecer o espaço público melhorado pelo trabalho conjunto entre os moradores e as autarquias locais com apoio de várias empresas.

O bairro, que "parecia estar a morrer, como disse uma das moradoras, renasceu", destacou o Presidente, que prometeu "apoiar todas as iniciativas que partam das pessoas com este objectivo de criar melhores condições de vida e de igualdade".

Apesar da noite fria e chuvosa, Marcelo foi recebido em euforia por dezenas de pessoas, num entusiasmo que, segundo os autarcas presentes, vai dar força ao programa que, ao longo de cinco anos, tem vindo a mudar a face do bairro. "A visita do Presidente é o reconhecimento deste trabalho conjunto que está a mudar a realidade", disse a presidente da Câmara de Setúbal, Dores Meira.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião acrescentou que o gesto do Presidente "é simbólico, mas pode intensificar o esforço dos moradores e dar visibilidade ao resultado".

Depois de visitar os equipamentos construídos recentemente, Marcelo Rebelo de Sousa entrou numa das habitações, adaptada para melhor mobilidade de um morador que usa cadeira de rodas, e terminou a noite num jantar com os moradores que decorreu na Escola da Bela Vista, em que comeu cachupa feita pelos habitantes.



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA