PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

Cinema
Mary Shelley, Lovecraft, Nicolas Cage e Solveig Nordlund no 12.º MoteLx
Por Rodrigo Nogueira

O festival de terror decorre entre 4 e 9 de Setembro, depois de um aquecimento em modo drive-in

O MoteLx, o festival lisboeta de cinema de terror (e não só), volta para a sua 12.ª edição entre 4 e 9 de Setembro. Os primeiros indícios da programação (ainda não há, por exemplo, convidados de honra confirmados) foram revelados ontem no Cinema São Jorge, o epicentro do festival. 

A mostra arranca com The Nun - A Freira Maldita, de Corin Hardy, o quinto filme do universo The Conjuring (que chega às salas dois dias depois). Seguem-se várias estreias, como The Ranger, da norte-americana Jenn Wexler, sobre punks adolescentes, ou Vuelven, da mexicana Issa López, que olha para as vítimas infantis da guerra contra a droga.

Entre os destaques, contam-se filmes como Ghost Stories, co-realizado por Jeremy Dyson, o membro menos visível da trupe de comédia britânica Liga de Cavalheiros, e Andy Nyman, numa adaptação da peça de teatro escrita por ambos. Outro motivo de interesse é o aguardado Mandy, a segunda longa-metragem do italiano Panos Cosmatos (filho do realizador George P.), um filme violento de vingança com Nicolas Cage e Andrea Riseborough.

Há também Morto Não Fala, a sangrenta estreia nas longas do brasileiro Dennison Ramalho, Brothers" Nest, comédia negra do australiano Clayton Jacobson, ou Cutterhead, drama de sobrevivência dinamarquês de Rasmus Kloster Bro. Foram ainda anunciados Aterrados, do argentino Demián Rugna, Ghostland, do francês Pascal Laugier, e Piercing, do norte--americano Nicolas Pesce.

Os 200 anos do Frankenstein de Mary Shelley serão assinalados com a exibição de clássicos inspirados na obra, para adultos e para crianças. Entre eles, os filmes com Boris Karloff e Christopher Lee no papel do monstro, Deuses e Monstros, a obra de Bill Condon sobre James Whale, que realizou dois Frankenstein com Karloff, Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburger, Frankenweenie, de Tim Burton, ou O Mundo É Um Manicómio, de Frank Capra.

Outro destaque será o lançamento de uma edição especial de Os Contos Mais Arrepiantes de H.P. Lovecraft, com desenhos de 22 ilustradores portugueses, apresentada pelo realizador Edgar Pêra e pelo músico Paulo Furtado (The Legendary Tigerman). A dupla mostrará excertos de Lovecraftland, o cine-concerto que está a preparar sobre o influente autor norte-americano. As ilustrações estarão também em exposição.

Na competição de curtas, cujo prémio principal tem um valor pecuniário de cinco mil euros e garante nomeação automática para o Méliès d"Or, há nomes como São José Correia, Célia Fraga, Gonçalo Morais Leitão, Patrícia Maciel e David Vieira.

A secção Quarto Perdido, que revisita obras mais ou menos obscuras das incursões portuguesas pelo terror, será dedicada a Solveig Nordlund, a realizadora sueca radicada no nosso país, com a exibição de Aparelho Voador a Baixa Altitude (2002), adaptação de um conto de J.G. Ballard, e A Filha (2003).

No aquecimento, que decorre de 30 de Agosto a 2 de Setembro, haverá sessões de cinema em modo drive-in.



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA