PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA,

Futebol
Fernando Santos prepara estreia na Liga das Nações: "É sempre para ganhar"

Portugal defronta a Itália, no Estádio da Luz, no dia 10 de Setembro, quatro dias depois de um jogo particular com a Croácia

Encerrado o capítulo do Campeonato do Mundo da Rússia, o seleccionador nacional português, Fernando Santos, reiterou a convicção de que Portugal entrará sempre para ganhar em todas as provas. Nesse sentido, a abordagem à Liga das Nações, ainda na condição de campeão europeu, não será excepção, apesar de o adversário no jogo de estreia da nova competição de selecções ser a Itália.

Apesar de ainda decorrer o período de balanço do Mundial, o técnico português já projecta e prepara os próximos compromissos da selecção nacional, agendados para o início do mês de Setembro. Portugal regressa à competição no dia 6 de Setembro para um jogo de carácter particular com a Croácia, vice-campeã mundial no Rússia 2018.

"O jogo com a Croácia é de preparação. Mas temos de pensar que carregamos onze milhões de pessoas e lutamos pelo nosso país", recordou Fernando Santos, numa conferência de imprensa que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Na estreia da Liga das Nações, Portugal recebe a tetracampeã mundial Itália, no Estádio da Luz, mas Fernando Santos reconhece que ainda está tentar perceber o modelo da prova. "É uma nova competição. E ainda estamos a tentar perceber como funciona", salientou. "Haverá três jornadas seguidas em Setembro, Outubro e Novembro. Lutamos sempre para ganhar e é isso que vamos procurar fazer na Liga das Nações", garantiu o seleccionador.

"Caras novas" não

Questionado sobre uma possível renovação da selecção nacional, já nos próximos compromissos, Fernando Santos rejeitou a ideia de uma regeneração à custa de "caras novas", optando por salientar que a acontecer a transição para um novo ciclo, será sempre um processo "natural de evolução da equipa, como se percebe ao comparar as primeiras e as últimas convocatórias" do seu consulado.

O seleccionador admitiu ainda que os objectivos traçados para o Mundial não foram cumpridos, destacando, porém, a reacção positiva dos portugueses que o têm abordado no dia-a-dia.

"Surpreendentemente, as pessoas reagiram melhor do que eu pensava. De alguma forma não cumprimos as nossas expectativas. Quando regressamos, perante esse cenário, pensamos sempre como é que as pessoas reagirão", confessou, sem disfarçar alguma surpresa. "A primeira vez que me abordaram deram-me os parabéns pelo trabalho e pelo empenho dos jogadores", concluiu.

Sobre o novo campeão do mundo, o técnico também foi peremptório, ainda que tenha assumido ter assistido à final sem muita vontade. "Acho que ganha sempre quem merece. Ganhou quem mereceu, que foi a França. Há essa discussão se fosse assim, se fosse assado... não resulta em nada. O futebol é um jogo de erros, a França errou menos, venceu, é um justo vencedor".

Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou um acordo com o BPI, que em Agosto assumirá o patrocínio oficial das selecções nacionais A (masculina e feminina) e da selecção sub-21, válido por quatro anos. A primeira Liga de futebol feminino denominar-se-á Liga BPI.



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA