PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA,

Porto Jantar de estrelas para o centenário da Casa Poças

a Pedro Lemos e Alexandre Baumard, de Bordéus, são dois chefs com estrela Michelin e juntam-se para o jantar que abre o programa comemorativo do centenário da Casa Poças. Duas das regiões vitivinícolas mais famosas do mundo - Douro e Bordéus - e dois consagrados nomes da cozinha contemporânea, associados para celebrarem a aliança entre o vinho e a gastronomia.

O encontro tem lugar já na próxima quarta-feira (17 de Janeiro), e necessita de marcação prévia (110€ por pessoa), sujeita naturalmente às limitações do restaurante do chef português, na Foz do Douro, no Porto.

A par do prestígio dos cozinheiros, o diálogo faz-se também entre duas casas vínicas de grande prestígio, cujos vinhos vão harmonizar com os pratos de ambos. Alexandre Baumard (em baixo, na foto) é o chef do restaurante Logis de la Cadène, fundado em 1848, na vila medieval de Saint-Emilion, no coração da região vinhateira de Bordéus, actualmente detido pela família de Hubert de Boüard, um dos mais prestigiados enólogos e produtores de França, e nos últimos tempos também consultor da Casa Poças.

Vinhos tão carismáticos como os Châteaux Angélus e Châteaux La Fleur de Boüard, que estarão à prova em parceria com os vinhos do Douro e Porto da Poças, que desde 2014 contam com a supervisão do famoso enólogo francês.

Fundada em 1918 por Manoel Domingues Poças Júnior, a Poças é das raras casas de vinho do Porto que nasceu e sempre se manteve portuguesa e sempre nas mãos da mesma família. É a quarta geração que toma agora conta do negócio, tendo sido também uma das pioneiras na produção de vinhos de mesa do Douro

O programa da celebração do centenário a que este jantar dá início prevê também o lançamento de um Vinho do Porto quase centenário - feito pelo fundador -, a edição do livro 100 anos, 100 objectos, que cataloga a informação dispersa sobre a história da empresa e ao mesmo tempo "vai contar também a história do Vinho do Porto", como diz Pedro Poças Pintão, actual director comercial da Poças. J.A.M.



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA