PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

BE
A luta pela habitação continua, avisa o Bloco

Jorge Costa diz que agenda do Fórum Socialismo não tem que ver com negociação do OE2019. Caso Robles não apaga teses sobre habitação

O deputado do BE Jorge Costa afirma que o caso Robles não implicou, por parte do partido, "nenhum parêntesis na sua luta pelo direito à habitação em função dessa dificuldade". O que não quer dizer que as mais-valias que o ex-vereador na Câmara de Lisboa tentou realizar com o prédio que adquiriu não tenham constrangido o Bloco. "Evidentemente o que se passou em Lisboa criou uma dificuldade ao Bloco e um constrangimento, isso é inegável. E foi por essa mesma razão que o vereador Ricardo Robles apresentou a sua demissão", admitiu Jorge Costa em declarações à Lusa, sobre o Fórum Socialismo que decorre, entre 31 de Agosto e 2 de Setembro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Jorge Costa reforçou que "não houve um único dia em que o BE tivesse interrompido ou tivesse posto entre parêntesis a sua luta pelo direito à habitação". Exemplo disso, na opinião do dirigente bloquista, é o debate no Fórum Socialismo sobre "Gentrificação, resistir aos despejos - as lutas pela habitação".

Na rentrée do ano passado, Ricardo Robles, para além de ter discursado no encerramento, juntamente com Catarina Martins, participou num painel intitulado "Cidades partilhadas, gentrificação, turistificação", não sendo este ano orador em nenhum dos cerca de 50 debates.

"Quem procurar no programa deste fórum pistas para as negociações orçamentais vai sair com conclusões muito distorcidas porque não é esse o objectivo", advertiu Jorge Costa, explicando que o fórum visa proporcionar debates para os quais, no dia-a-dia, não há distanciamento ou tempo para fazer. "Há também um momento na intervenção no encerramento que é sempre virado para o momento político e para aquelas escolhas que estão na mesa em cada ano e em cada momento. Este ano não será excepção", ressalvou, referindo-se ao discurso de Catarina Martins, no domingo.



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA