PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

PGR
João Monteiro é o número dois de Lucília Gago
Por Mariana Oliveira

O Conselho Superior do Ministério Público decidiu ontem, por unanimidade, nomear o magistrado João Monteiro vice-procurador-geral da República. A decisão foi tomada no plenário do órgão, na primeira sessão presidida por Lucília Gago, a nova procuradora-geral da República.

A escolha foi bem recebida no Ministério Público (MP), com vários procuradores a destacar a seriedade e competência do magistrado que será o número dois na Procuradoria-Geral da República (PGR) e substituto legal de Lucília Gago.  Ontem, o conselho renovou igualmente a comissão de serviço de vários procuradores como assessores no gabinete da nova procuradora-geral, o que significa que Lucília Gago decidiu manter grande parte da equipa da sua antecessora. Em comunicado, a PGR dá nota de que João Monteiro estava colocado na Relação de Guimarães. Trabalhava nesta instância desde Setembro de 2015. Antes disso, "exerceu funções no Centro de Estudos Judiciários [CEJ] como docente e coordenador das áreas do Trabalho e Empresa".

Nasceu em Lisboa e tem 62 anos. Em 1982, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e ingressou, no ano seguinte, no MP. "Foi promovido a procurador da República, em Janeiro de 2000, tendo desempenhado funções nos tribunais de Trabalho de Loures e de Lisboa", acrescenta a PGR.

"É uma escolha feliz", diz o procurador João Palma, ex-presidente do Sindicato de Magistrados do MP. "É uma pessoa séria, trabalhadora e esclarecida", garante. A descrição é similar à feita por um colega da Relação de Guimarães, que conhece bem o procurador. "A proximidade dele com a nova procuradora-geral vem do tempo do CEJ, onde foram docentes na mesma altura", explica. 



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA