PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA,

Parlamento Europeu
Países não vão perder eurodeputados mas listas transnacionais foram aprovadas
Por Maria Lopes

Portugal mantém 21 eurodeputados em 2019. Listas pan-europeias seguem para discussão em plenário, a 7 de Fevereiro

A Comissão dos Assuntos Constitucionais do Parlamento Europeu (PE) aprovou ontem o relatório do socialista Pedro Silva Pereira sobre a futura composição daquela instituição, com a redistribuição de 27 dos 73 lugares deixados livres pela saída do Reino Unido. Também passaram as emendas propostas por diversos eurodeputados para que os restantes lugares sejam reservados para a criação de listas transnacionais e futuros alargamentos da União Europeia. Embora o relatório tenha sido aprovado por 21 votos a favor e quatro contra, a polémica proposta de criação das listas pan-europeias teve 17 votos a favor e oito contra.

Com o relatório, subscrito também pela polaca Danuta Hübner (do PPE), fica desde já salvaguardado que nenhum Estado-membro perde deputados nas eleições de 2019 - Portugal mantém os actuais 21. Com a nova distribuição, França e Espanha ganham cinco eurodeputados cada (para 79 e 59, respectivamente), Itália e Holanda mais três (76 e 29), a Irlanda dois; e Polónia, Roménia, Suécia, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, Croácia e Estónia ganham um lugar cada.

Perante a comissão, Pedro Silva Pereira admitiu que esta é uma "questão sensível", mas que "pretende obter uma representação equilibrada [dos Estados-membros] no PE e uma solução política viável". Antes, vários eurodeputados tinham falado contra e a favor da questão das listas.

O português Paulo Rangel elogiou o consenso alcançado sobre a futura composição do Parlamento mas teceu fortes críticas à questão das listas transnacionais, às quais disse "opor-se completamente" e votou contra. Porque, alegou, "criam desequilíbrio" entre os Estados maiores e os mais pequenos, aumentam a distância entre os cidadãos e os seus representantes. "É uma medida antieuropeia e antifederal (...), que, se for aprovada, irá satisfazer os populistas porque lhes dará a oportunidade de ganhar eleições." Além disso, levantou dúvidas jurídicas de um relatório sobre a composição do Parlamento se imiscuir em questões da lei eleitoral.

O alemão Elmar Brok, também do PPE, veio em seu auxílio, alegando que na Alemanha, que é um Estado federal, não há listas nacionais, e acrescentou que já hoje os eleitores mal conhecem os seus eurodeputados. "Nós não estamos próximos dos cidadãos e quanto mais criamos este tipo de listas mais nos afastamos." E a espanhola Maite Pagagzaurtundúa Ruiz (ALDE) defendeu que as listas pan-europeias permitirão o aparecimento não só de "candidatos de partidos grandes, mas também de grandes candidatos".

Além da criação de listas pan-europeias, foi também aprovada uma emenda que permite que estas sejam submetidas não só por partidos europeus mas também por partidos nacionais e até movimentos não filiados em partidos europeus, o que motivou aplausos na sala.

A proposta de decisão da comissão segue agora para discussão no plenário do Parlamento a 7 de Fevereiro, em Estrasburgo, e depois para a reunião informal dos chefes de Estado e de Governo da UE do final de Fevereiro, sendo analisada pelo Conselho Europeu, em Março, cuja decisão tem de ser tomada por unanimidade. A decisão regressa depois ao Parlamento Europeu para votação final, por maioria simples.

maria.lopes@publico.pt



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA