PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA,

Rali
Sébastien Ogier sob pressão de Ott Tanak na Austrália
Por Lusa

Em caso de vitória, o estónio aproxima-se do francês na luta pelo título mundial de pilotos

O estónio Ott Tanak (Toyota) ascendeu ontem à liderança do rali da Austrália, última prova do Campeonato do Mundo, e mantinha a pressão sobre o francês Sébastien Ogier (Ford) na luta pelo título mundial de pilotos.

Tanak recuperou cinco posições ao longo do segundo dia de prova, terminando com 2h07m52s e uma vantagem de 21,9 segundos sobre o seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, que é segundo, e 26,3 segundos sobre Hayden Paddon (Hyundai).

O piloto estónio manteve um ritmo agressivo durante todo o dia, vencendo cinco das dez especiais disputadas, colocando alguma pressão sobre Ogier, que tem uma vantagem de 20 pontos no campeonato mundial.

"Hoje foi o regresso à normalidade, depois de na sexta-feira ter tido altos e baixos", sublinhou o líder, que acalenta ainda esperanças de conquistar o título. "Conheço bem o Seb [Ogier] e ele é esperto, mas vamos continuar a fazer o nosso trabalho e nunca se sabe o que pode acontecer", concluiu.

O francês terminou o dia na sexta posição, a 1m44,8s do homem da Toyota, mas com 50 segundos de vantagem para o belga Thierry Neuville (Hyundai), o outro candidato ao título.

Hoje, disputavam-se os últimos seis troços cronometrados, num total de 83,96 quilómetros, incluindo os sete da "power stage". Esta última especial do rali distribui pontos pelos cinco mais rápidos e poderá ser decisiva nas contas do título.

Com as posições actuais, em caso de vitória de Tanak na "power stage", Ogier tem ainda de marcar dois pontos (equivalente ao quarto lugar) para conservar o primeiro lugar e conquistar o título.

Armindo Araújo "penta"

Em Portugal, o domínio é de Armindo Araújo que, ontem, se tornou no primeiro pentacampeão nacional de ralis. A festa foi feita com a vitória no Rali do Algarve, última das nove provas do campeonato de 2018 - Araúko somou ainda triunfos em Mortágua, no Rali de Portugal e no Rali Vidreiro. As restantes provas foram ganhas por Ricardo Moura (Serras de Fafe e Açores), José Pedro Fontes (Madeira e Amarante - Baião) e Ricardo Teodósio (Castelo Branco).

Após cinco anos de ausência dos ralis em Portugal, Armindo Araújo aceitou o convite da Hyundai e regressou para se tornar o primeiro a conquistar cinco vezes o título nacional, ultrapassando Carlos Bica e Joaquim Santos, ambos com quatro.

O palmarés do piloto de Santo Tirso exibe ainda um título de Campeão Mundial de Grupo N (Produção). "Para mim pouco importam os recordes, o meu foco é sempre fazer as coisas bem feitas, e fico feliz por poder dar este título aos meus patrocinadores e à Hyundai", afirmou o piloto no final. Lusa



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA