PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

Investimento
Costa garante que Bruxelas vai aprovar reprogramação dos fundos do Portugal 2020

Portugal e Espanha vão apresentar estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço a Bruxelas

Portugal está a poucas semanas de ver aprovada, pela Comissão Europeia, a reprogramação dos fundos comunitários do Portugal 2020, o que representa um reforço de 366 milhões de euros para investimentos, anunciou o primeiro-ministro.

Esses 366 milhões de euros permitirão "alavancar um investimento de 466 milhões de euros, entre equipamentos, valorização do património cultural e do património natural e também para o desenvolvimento urbano", descreveu António Costa num plenário de militantes socialistas em Coimbra. Na reprogramação estão reservados 1700 milhões de euros para os municípios do interior.

Costa desafiou os autarcas a prepararem já as estratégias para o próximo quadro comunitário de apoio (QCA), cuja matriz assenta em objectivos transversais de "combate às desigualdades e inovação, melhoria da competitividade externa e coesão interna e valorização plena dos recursos endógenos". Salientou as políticas de valorização do interior do Governo, frisando que desde 2015 foram captados investimentos privados para aqueles territórios no valor de 1840 milhões de euros, correspondendo a 8500 postos de trabalho.

O governante anunciou que Portugal e Espanha vão apresentar na União Europeia uma "estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço", no âmbito do próximo quadro comunitário. A proposta, discutida na cimeira ibérica de Vila Real de 2017, deverá tomar forma no encontro da próxima semana, em Valladolid. "A relação com Espanha é central para o desenvolvimento do interior" e para vermos as regiões de fronteira "como uma centralidade no mercado ibérico", defendeu. Lusa



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA