PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA, TELEVISÃO,

[...]

Semana entre livros e caras, cavacas e chanfana, ondas gigantes, lampreia e pinhões. Cláudia Alpendre Marques

Quatrocentas caras e uma salva de palmas



Conta já com mais de um século (112 anos, para sermos precisos) e orgulha-se de ser considerada a livraria mais bonita do mundo. Apresentada como um templo às artes desde a inauguração, mantém o papel comercial e o traço cultural original num edifício entretanto renovado e classificado como Monumento de Interesse Público que vale a visita per si. Em dia de aniversário, a Livraria Lello propõe uma festa à altura do cenário e recria o ambiente vivido à época, com valsas, bailarinas, declamação, contos infantis, chapéus de coco e fotografias à moda antiga. Nas estantes, para além dos livros, há bustos. O Rosto do Porto, uma instalação de 400 caras moldadas pela escultora Ester Monteiro, presta homenagem à Invicta com figuras de personalidades como Fernanda Ribeiro, Nuno Carinhas, Alexandre Quintanilha, João Botelho, Souto Moura ou Siza Vieira, lado a lado com as de portuenses anónimos. Porque todos fazem a cidade. As portas fecham, simbolicamente, às 19h06, uma referência ao ano de inauguração deste espaço emblemático. Para a Lello, uma salva de palmas.

porto

Livraria Lello

Dia 13 de Janeiro, das 10h às 19h06.

Grátis
Águas livres

No registo de aniversários centenários está também a EPAL - Grupo Águas de Portugal, que celebra os seus 150 anos com um convite válido para todos os fins-de-semana até ao final de 2018: conhecer a história do abastecimento de água da capital com uma visita gratuita aos vários núcleos do Museu da Água. Do Aqueduto das Águas Livres à Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, passando pela Mãe d"Água das Amoreiras e pelo Reservatório da Patriarcal, são dados a conhecer os sistemas de tratamento e distribuição deste bem essencial, dos tempos da presença romana até aos dias de hoje, sem esquecer a sensibilização para a importância do seu consumo consciente e sustentável.

lisboa

Museu da Água

Até 30 de Dezembro. Sábado e domingo, das 10h às 17h30.

Grátis
Eu chanfano, tu chanfanas...

A Semana da Chanfana volta às mesas de sete restaurantes de Vila Nova de Poiares. Nas ementas, o ingrediente principal é o prato com carne de cabra velha amaciada em vinho tinto, confeccionado em caçoilos de barro preto de Olho Marinho, num forno a lenha. Os negalhos, o poiarito e a sopa de casamento são outras das iguarias típicas a provar. A iniciativa é promovida pela Confraria da Chanfana, com sede na terra, que se dedica a divulgar e preservar a gastronomia e artesanato do município conhecido como a Capital Universal da Chanfana.

vila nova de poiares

Restaurantes O Confrade, A Grelha, Cantinho do Bitoque, Casa dos Frangos As Medas, Dona Elvira, Paddock e Portas da Vila

Até 22 de Janeiro.
As Ondas da Nazaré

Líder no campeonato das ondas gigantes portuguesas, a praia do Norte serve de pano de fundo às imagens captadas por André Botelho e reunidas nesta exposição. O fotógrafo, finalista dos World Surf League XXL Big Wave Awards ("os óscares das ondas grandes"), dedica-se a retratar e imortalizar "os melhores momentos no mar", em especial nos eventos de surf, reconhecidos internacionalmente e que trouxeram outro brilho à cidade das mulheres das sete saias.

nazaré

Galeria Municipal Paul Girol

Até 10 de Fevereiro. Segunda a sexta, das 9h30 às 13h e das 14h às 18h; sábado, das 15h às 18h.

Grátis
Tempo de pinhão

É um dos frutos secos de eleição na quadra natalícia mas o seu valor não se esgota nas festas. Acompanha pratos de carne e peixe, serve de aperitivo, dá notas a licores e é ingrediente-chave em doces e bolos. Prazeres da mesa à parte, os pinhões ocupam ainda um lugar especial nas memórias de infância de muitos: que atire a primeira pinha quem nunca os apanhou do chão e os descascou com a ajuda de uma pedra ou um martelo. É para os celebrar que, pelo quarto ano, se realiza a Feira da Pinha e do Pinhão | Saberes e Sabores de Terras de Carregal do Sal. À cultura do pinheiro manso juntam-se vinhos, gastronomia, petiscos, animação e artesanato local.



carregal do sal

De 19 a 21 de Janeiro. Sexta, das 16h às 24h; sábado e domingo, das 10h às 24h.

Entrada livre
Em Aveiro, chovem cavacas

Cavacas há muitas, mas tradição como esta é difícil de encontrar. No bairro típico da Beira-Mar, o adro da Capela de São Gonçalinho enche-se de miúdos e graúdos para a apanha das cavacas arremessadas do alto do templo. De guarda-chuvas virados ao contrário a camaroeiros adaptados às alturas, tudo serve para amealhar os doces de textura rija. As motivações também variam: há quem o faça por devoção ao santo, como ritual para o pagamento de promessas ou pela simples diversão. Certo é que este que é o ponto alto das festas em honra de São Gonçalo atrai cada vez mais participantes. O programa completa-se com música, orações, fogo-de-artifício e a entrega do ramo aos novos mordomos. Pescadores a postos. Redes ao céu. A chuva vai começar.

Sabores do rio

É oficial: está aberta a época da lampreia. Os apreciadores não costumam faltar à oportunidade de degustar o particular sabor destes ciclóstomos, conhecidos por despertar paixões e ódios em doses iguais. Para os primeiros, aí está mais uma edição da Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência, promovida pela Adriminho - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, que se estende por seis municípios. A iniciativa pretende pôr no mapa a gastronomia tradicional da região e, mais concretamente, os pratos confeccionados com lampreia. A acompanhar, há actividades de valorização do património natural e cultural associado.

CAMINHA, MELGAÇO, MONÇÃO, PAREDES DE COURA, VALENÇA, VILA NOVA DE CERVEIRA

Nos restaurantes aderentes

De 15 de Janeiro a 15 de Abril.



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA