PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
22 de Março de 2011 - 16h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: ÍNDICE DESTAQUE, ECONOMIA, MUNDO, CIÊNCIA, CULTURA, DESPORTO, SOCIEDADE, ESPAÇO PÚBLICO, ÚLTIMA, POLÍTICA, LOCAL, PRIMEIRA PÁGINA, GUIA,

Europeias
José Gusmão é o número dois da lista do BE às eleições de 26 de Maio

Catarina Martins vincou que Bloco apresenta uma lista paritária" com 11 mulheres e dez homens

O ex-deputado do Bloco de Esquerda José Gusmão é o número dois da lista do partido às eleições europeias, encabeçada pela eurodeputada Marisa Matias. Todos os nomes foram aprovados ontem pela mesa nacional dos bloquistas.

O BE já tinha apresentado Marisa Matias como cabeça de lista às eleições de 26 de Maio, e agora o partido indicou que o antigo deputado será o número dois. Gusmão, economista de 42 anos, foi também ex-assessor político de Marisa Matias no Parlamento Europeu.

Além de José Gusmão, a lista inclui ainda Sérgio Aires, anterior presidente da Rede Europeia Antipobreza, Anabela Rodrigues, um "dos principais rostos da luta anti--racismo", Alexandre Abreu, antigo assessor do Ministério das Finanças de Timor-Leste, e Ana Rute Marcelino, da concelhia do BE em Vila Nova de Famalicão.

Os nomes foram dados a conhecer por Marisa Matias numa conferência de imprensa que decorreu em Lisboa, no final da reunião da mesa nacional. De acordo com a cabeça de lista, os nomes foram aprovados através de voto secreto e mereceram o consenso dos membros da mesa.

Aos jornalistas, Marisa Matias salientou que esta "é uma lista muito diversa, com pessoas de várias origens, de várias idades, com várias experiências", sendo também "uma lista muito rica do ponto de vista humano".

Também presente na conferência de imprensa, a coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, aproveitou para vincar que o Bloco apresenta uma lista "de pessoas com provas dadas" e "absolutamente paritária", constituída por 11 mulheres e dez homens. Lusa



Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA