Barraqueiro sucede hoje à Transdev

A Metro do Porto espera poupar 23,5 milhões de euros por ano, 40 por cento dos actuais custos de exploração do sistemaSeis semanas depois de a Transdev ter contestado em tribunal a vitória da Barraqueiro no concurso público para a exploração e manutenção do metro do Porto, a Barraqueiro assume hoje a exploração da rede sem que a juíza do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto tenha dado resposta à providência cautelar entregue pelo concorrente derrotado. Assim, e salvo alguma decisão em contrário, que teria implicações financeiras graves para a Metro, pois passaria a causar prejuízos à Barraqueiro, a mudança consuma-se. "Sem qualquer alteração no serviço prestado ao cliente", garantia ontem a Metro do Porto.

Esta empresa pública não reagiu a uma última tentativa da Transdev, que, no início da semana, alegou que um dos elementos escolhidos pela Barrqueiro para a direcção técnica do sistema não teria o currículo exigido no concurso. A resposta chegou do consórcio visado que, à Lusa, garantiu não haver "qualquer irregularidade nos documentos".

É neste contexto de conflito que o agrupamento denominado Via Porto, constituído pela Barraqueiro SGPS, SA, Barraqueiro Transportes, SA, Arriva Portugal, SA, Keolis, SA, e Manvia, SA, passa a ser, até 31 de Março de 2015, responsável pela prestação dos serviços de exploração e manutenção da rede do metro do Porto. O valor do contrato é de 179 milhões de euros, para os cinco anos, permitindo à Metro contar com custos operacionais directos de 35,8 milhões de euros/ano.

Este valor, abaixo do preço-base estabelecido no concurso, foi o grande argumento para a entrega da subconcessão à Barraqueiro. Segundo a Metro, os actuais encargos com a operação subconcessionada ao consórcio Normetro, no qual se integra a sociedade operadora Transdev, ascendem a 59,3 milhões de euros/ano. Ou seja, a empresa vai obter uma poupança directa na ordem dos 40 por cento, permitindo-lhe aumentar a taxa de cobertura das receitas sobre as despesas de exploração. A.N.C.

Sugerir correcção