Aberto inquérito para apurar actuação da PSP há uma semana

Os incidentes na madrugada de domingo no Bairro Alto, em Lisboa, aconteceram uma semana depois do caso de dois jovens, Vasco Dias e Laura Diogo, que garantem ter sido agredidos por agentes da Polícia de Segurança Pública quando estes os abordaram perto do Largo de Camões, por volta das 3h. Vasco Dias teve mesmo de ser operado ao maxilar fracturado, e Laura Diogo ainda mostrava os hematomas na cara e nos braços dois dias depois. A PSP negou as agressões, mas mesmo assim o caso vai ser alvo de um inquérito pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI).

De acordo com o subinspector-geral da IGAI, António Simões, "foi ordenada a instauração de um processo de averiguações" sobre o que se passou a 25 de Maio com os dois jovens. Este é, explica o responsável, o procedimento habitual sempre que há "indícios da ocorrência de morte ou ofensa grave da integridade física de cidadãos em resultado de acção policial".

As últimas semanas têm sido férteis em casos de alegadas agressões pela PSP no Bairro Alto. A 21 de Maio, Marcolino Martins estava com mais alguns colegas com o táxi estacionado na Rua do Calhariz, frente às instalações da Caixa Geral de Depósitos, quando foi abordado, por volta das 3h, por um carro-patrulha da PSP, por estar em zona de estacionamento ilegal. Depois de ter pedido os documentos das viaturas, "um agente dirigiu-se a mim em tom agressivo", conta o taxista, que lhe pediu para não falar com ele naqueles modos. "Ele deu-me logo dois pontapés na perna", garante Marcolino, que acabou por ver-lhe aplicada uma multa de estacionamento.

No momento, refere o taxista, "iam a passar dois casais, e um dos rapazes disse ao polícia que aquilo não era coisa que se fizesse". Segundo Marcolino, os agentes ter-se-ão dirigido ao indivíduo e começado a "pontapeá-lo", antes de o algemarem e o levarem para a esquadra do Bairro Alto. O rapaz, que desmaiou enquanto estava "a levar pontapés no chão", foi depois transportado para as instalações da Polícia Judiciária. Depois de ter sido já ouvido por um juiz, deverá ir a julgamento ainda esta semana.

O PÚBLICO tentou contactar o gabinete de imprensa da PSP para perceber o que se passou no dia 21 com estes dois indivíduos, mas tal não foi possível. M.S.

Sugerir correcção