Governo diz que o PSD fechou mais linhas

Portugal cortou poucas linhas, diz o executivo

A propósito do encerramento das linhas portuguesas, o PÚBLICO confrontou a Refer, a CP e o Ministério das Obras Públicas e Transportes com estes números, mas só este último respondeu, contrapondo estatísticas europeias que datam dos anos cinquenta e que não são comparáveis com as últimas duas décadas em estudo.

O Governo diz que entre Irlanda, França, Reino Unido, Holanda e Suécia, Portugal foi o segundo país a fechar menos linhas. É de notar, contudo, que quaisquer destas redes eram mais densas do que a portuguesa (que na verdade nunca chegou a cobrir todo o território).

Na resposta ao PÚBLICO, o Ministério das Obras Públicas diz ainda que nas linhas de reduzida procura o modo ferroviário, seja na vertente de manutenção de infra-estruturas, seja na vertente de operação, "tem uma forte preponderância de custos fixos e semifixos que conduz a custos completamente desproporcionados, comportamento que se verifica em todos os países do mundo e que está na origem da inadequação do caminho-de- ferro para transportar poucas quantidades de passageiros".

O ministério de António Mendonça aproveita ainda para enviar um documento em que recorda que "nos Governos do PSD foram encerrados mais de 850 quilómetros de serviços ferroviários em todo o país".

Mesmo com estes encerramentos e, mais tarde, com a cisão da CP e a criação da Refer - que supostamente traria maior racionalidade ao sistema - os défices das duas empresas nunca pararam de aumentar.

Sugerir correcção