Perguntas que não levam a parte nenhuma (II)

Foto

Com o tempo, o instrumento perderá toda a eficácia, que já é pequena, e um processo natural de depuração se irá realizar

POR QUE RAZÃO OS BLOGUES TÊM CADA VEZ MENOS IMPORTÂNCIA?

Os blogues são colunas de opinião pessoal, diários, listas de notas, colecções de documentos, fotografias, vídeos, auto-editados, ou seja, sem terem qualquer intermediação como é suposto existir nos órgãos de comunicação social. Essa intermediação faz-se pelo trabalho de edição e pelos saberes e regras do exercício profissional do jornalismo. Os blogues podem aproximar-se muito dos órgãos de comunicação social, podem inclusive ser feitos com as regras do jornalismo, podem inclusive em muitos casos produzir jornalismo, mas sendo auto-editados são mais parecidos com as edições de autores ou com revistas em que o seu criador define todas as condições da sua publicação. A facilidade e gratuitidade da sua plataforma de publicação, a dimensão do seu público potencial e a sua inserção nos mecanismos da Rede, como é o caso do hipertexto, da interactividade, da conjugação com as redes sociais, tornam-nos uma nova realidade comunicacional.

Os blogues, com este ou outro nome, vieram para ficar. Os blogues são a "voz própria" individual, potencialmente de todos para todos no espaço público, mesmo que o sejam apenas para meia dúzia de amigos e não haja nenhuma garantia, bem pelo contrário, de qualidade e interesse dessa voz. Isso é novo, e ainda nada o substituiu e não desaparecerá pelo facto de haver Facebook ou o Twitter, que exercem funções diferentes de forma diferente. Aumentou imenso a logomaquia no espaço público, com todos os defeitos de irrelevância, presunção, arrogância, ignorância e pura tontice, do que se diz, mas o instrumento está lá e tem um papel social ineludível.

Há uma parte da chamada blogosfera nacional em que os blogues políticos tiveram e tem um papel central. Não é nada que não fosse previsível, dada a grande politização do espaço público, em que apenas o futebol, com outras características, ocupa um papel de relevo semelhante. Essa parte da blogosfera política está em profunda crise e explica por que os blogues políticos têm cada vez menos importância. Há várias razões para tal acontecer, e vou referir apenas três: a agenda dos blogues tornou-se a agenda comunicacional; os blogues tornaram-se espelhos miméticos dos partidos e fracções políticas, e os blogues são hoje uma "área de negócio", quer em termos da gestão de carreiras individuais, principalmente no plano político, quer para agências de comunicação, marketing, etc., que actuam nesse meio para servirem os seus clientes. Tudo isso significa que os blogues políticos perderam independência, autonomia e transparência. São por isso menos interessantes, menos importantes e tem menos leitores.

A agenda dos blogues é hoje a da comunicação social, interagindo mais a favor dos mediado que dos blogues. Ou seja, os temas não só são cada vez mais os mesmos, como a relação de "novidade" vem dos jornais para os blogues e não o contrário. Nos primeiros tempos da blogosfera, os blogues discutiam e cobriam muito do que não vinha na comunicação social e essa diferença introduzia novidade e interesse. Os blogues tinham que ser lidos para se saber o que tinha ocorrido num colóquio, num espectáculo, num evento, que a comunicação social não cobria, e ao mesmo tempo aproximavam-se dos acontecimentos com pontos de vista muito diferentes e fora do ciclo excitação - esquecimento dos mediatradicionais. Foi nos blogues que se "ressuscitou" uma questão que os mediajá tinham enterrado, a do aeroporto da Ota, e foi nos blogues que se suscitaram as dúvidas sobre a carreira profissional do primeiro-ministro de então. Quer uma, quer outra questão tiveram imensas consequências que ainda estão "vivas" hoje.

Ao mesmo tempo a "cor" política dominante nos blogues era muito diferente da que dominava o discurso dos media, e isso dava-lhes um sistema novo de referências, temas, questões, fora do mainstream. Os blogues estavam ou mais à direita ou mais à esquerda do que o mainstream, e muitas vezes pareciam verdadeiros ET ideológicos e políticos, que fascinavam, para o bem e para o mal, um novo tipo de leitores jovens que faziam a sua aprendizagem política mais na Rede do que nos mediaclássicos. Com o tempo, isto foi mudando e o que parecia então radical e novo tornou-se cada vez mais o novo mainstream, à medida que os mediacomeçavam a recrutar colunistas nos blogues, com raras excepções sem grande sucesso, e os partidos políticos da oposição ao PS começavam a deslocar-se para o interior dos blogues, encontrando aí novas formas de recrutamento e criando expectativas crescentes de carreira, quando se começou a dar a mudança política.

A mudança política de 2011 foi mortífera para os blogues, começando a notar-se os seus efeitos perversos cerca de dois anos antes do fim do "socratismo", quando, muito à portuguesa, começou a debandada para a "zona de conforto" que a nova situação anunciava e mais tarde concretizou. Infelizmente para os blogues, bastou um ciclo de mudança política para mostrar como todos os defeitos da vida política portuguesa - o espírito de obediência, a falta de independência crítica, a absurda redução de tudo à dicotomia situação/oposição, e o puro oportunismo pessoal de um país em que a fome é muita e os empregos escassos -, para tornar os blogues meros acrescentos dos partidos políticos e das suas facções. O clubismo político instalou-se e com ele a desertificação ideológica, os silêncios e as falas de conveniência, a submissão ao novo unanimismo, o espírito de claque em guerra com os adversários, e de um modo geral a completa mediocridade daquilo que passa por ser o debate político em Portugal. Os blogues políticos parecem-se cada vez mais com secções das "jotas" partidárias.

Por último, os blogues perderam transparência, à medida que se tornavam cada vez mais "lucrativos". As agências de comunicação e marketing começaram a investir nos blogues, sempre sensíveis ao que "estava a dar", a promiscuidade e o trade offcom os jornalistas acentuou-se, os partidos políticos e as redes de poder, como certas lojas maçónicas, começaram a recrutar nos blogues. O Governo Sócrates criou um falso blogue anónimo para intervir na blogosfera, usando informações e meios governamentais, o Governo Passos Coelho foi aos blogues buscar pessoal político, assessores, gente do marketing, jornalistas cuja opinião política era exposta nos blogues, em particular para criar novas equipas de propagandistas.

Todos os tiques do confronto político subjugado à carreira e ao interesse, se passaram com armas e bagagens para os blogues, e desertificaram o meio. Com o tempo, o instrumento perderá toda a eficácia, que já é pequena, e um processo natural de depuração se irá realizar. À medida que a blogosfera perder o seu impacto na política deixará de ser interessante para muita gente, e isso poderá de novo suscitar uma outra blogosfera diferente. Ou não.

Eu também tenho um blogue e deixo aos meus leitores o julgamento sobre em que medida se me aplicam as críticas que faço ao meio. E também convém enunciar que há excepções, quer pela qualidade de escrita e análise, quer pela independência e autonomia. Mas são excepções, não servem para caracterizar a coisa. Historiador

AS PERGUNTAS QUE SE SEGUEM:

Por que razão o "modelo" das Forças Armadas, criado, por esta ordem, pela JSD, JS PSD e PS, não é "sustentável"?

Por que razão a República Popular da China vai condicionar a nossa política externa?

Por que razão é que Obama, mesmo quando faz mal, faz bem?

Por que razão a comunicação social dá importância a coisas sem importância nenhuma?

Sugerir correcção