PS travou solução de deputados para os dividendos

Deputados do PS elaboraram, ao longo das últimas duas semanas, "soluções técnicas" para resolver o problema da tributação antecipada de dividendos, mas esbarraram no "não" da direcção da bancada.

O PÚBLICO sabe que a decisão de "chumbar" o projecto do PCP sobre os dividendos e de não apresentar uma proposta alternativa tinha passado por uma conversa entre o primeiro-ministro, José Sócrates, e o líder parlamentar dos socialistas, Francisco Assis, no início da semana.

Na reunião do grupo parlamentar desta quinta-feira em que Francisco Assis ameaçou demitir-se face às críticas por o PS não apresentar alternativa, um deputado, Nuno Sá, disse aos deputados que tinha estudos feitos por fiscalistas do partido com soluções para o problema e que estava disposto a entregá-los à direcção. Além de Sá, também Eduardo Cabrita esteve activo na tentativa de encontrar uma solução.

Há duas semanas, numa reunião da bancada, a direcção prometeu tentar encontrar "uma solução técnica" para tributar as empresas que antecipem a distribuição de dividendos este ano, evitando a taxação de 21,5 por cento prevista no Orçamento do Estado de 2011.

No final, porém, o PS optou por "chumbar" o projecto do PCP, sem apresentar alternativas, o que irritou a bancada socialista. Dois deputados independentes abstiveram-se, um votou ao lado do PCP e registaram-se 12 declarações de voto, entre elas a de António José Seguro.

Sugerir correcção