PSD tem mais dívidas do que todos os outros partidos juntos

Foto
O problema do endividamento do país foi central na liderança de Ferreira Leite joÃo henriques

No final de 2008, os sociais-democratas deviam mais de 10 milhões de euros. Mais de metade era a instituições bancárias

O PSD tem mais dívidas do que todos os outros partidos políticos juntos. No final de 2008, o partido liderado por Manuela Ferreira Leite devia 10,1 milhões de euros, quando os restantes 15 partidos políticos em Portugal deviam globalmente 6,2 milhões de euros.

Esta é uma das principais conclusões que se podem retirar da análise efectuada pelo PÚBLICO às contas anuais dos partidos de 2008, as últimas que deram entrada na Entidade das Contas e Financiamento dos Partidos (ECFP). Estas contas, porém, ainda não foram auditadas por esta entidade. O último ano em que as contas dos partidos foram validadas foi o de 2006, e, à semelhança dos anos anteriores, voltaram a merecer o chumbo da ECFP, por não reflectirem cabalmente a sua actividade financeira e apresentarem um conjunto de irregularidades (ver caixa), sobre as quais o Ministério Público ainda se irá pronunciar.

A análise realizada pelo PÚBLICO constatou que mais de metade das dívidas declaradas pelo PSD até ao final de 2008 corresponde a dívidas de médio/longo prazo a instituições de crédito. A fornecedores, o PSD deve mais de dois milhões de euros.

Apesar de ser o partido com o nível de endividamento mais elevado, o volume de dívidas tem vindo a diminuir sempre desde 2005, ano em que o total da dívida ascendia a 16,9 milhões de euros, dos quais 14,7 só em empréstimos bancários (ver gráfico). Por outro, as dívidas de terceiros ao PSD ascendiam a 3,5 milhões de euros no final de 2008, dos quais 2,6 milhões eram referentes a quotas de militantes em atraso.

Contas feitas, o passivo total do PSD totalizava os 10,5 milhões de euros no final de 2008, o maior entre todos os partidos. Já os activos "laranja" totalizavam 12,6 milhões de euros. Só em edifícios, terrenos e construções, o PSD declarou mais de quatro milhões de euros. Neste ano, os sociais-democratas receberam ainda 8,1 milhões de euros a título de subvenção do Estado e arrecadaram mais 1,3 milhões de euros em quotas de militantes. No final de 2008, o partido declarou um "lucro" de 1,5 milhões de euros.

PS deve 3,3 milhões...

Do passivo total (3,7 milhões de euros) do Partido Socialista, 3,3 milhões correspondem a dívidas a terceiros, dos quais quase dois milhões relativos a empréstimos bancários. Dos mais de 1,9 milhões de euros que deve a instituições de crédito, 781,5 mil euros são de médio e longo prazo. Os socialistas têm, no entanto, um volume de créditos a receber da ordem dos 1,4 milhões de euros.

À semelhança do PSD, o total das dívidas do PS também tem vindo a decrescer desde 2005, ano em que o partido liderado por José Sócrates devia 21,7 milhões de euros, dos quais 8,3 milhões à banca.

No final de 2008, o activos totais dos socialistas ascendiam a 10,7 milhões de euros. Só em edifícios, terrenos e outras construções, o PS declarou possuir mais de 6,3 milhões de euros. O partido liderado por José Sócrates, com um resultado líquido positivo de dois milhões de euros, foi o que declarou mais "lucros", uma situação que se repete, pelo menos, desde 2005, ano em que chegou ao poder.

... e PCP 1,2 milhões

No final de 2008, os comunistas deviam 1,2 milhões de euros, um valor coberto pelas dívidas ao partido que ascendiam a 1,3 milhões de euros. Apesar do volume de activos do partido ter vindo a diminuir desde 2005, o PCP continua a ser o que declara ter mais activos entre todos os partidos: 17,4 milhões de euros. Uma situação que se deve, por um lado, ao extenso património imobiliário (ver edição de ontem), e, por outro, à grande capacidade de arrecadação de receitas, quer através da quotização dos militantes, quer das iniciativas de angariação de fundos. Só em 2008, foram 2,4 milhões de euros em quotas e 4,6 milhões de euros de angariação de fundos. Do Estado, a título de subvenção, os comunistas arrecadaram mais 1,3 milhões de euros.

Apesar destas receitas, o PCP fechou o ano, ainda assim, com um prejuízo de um milhão de euros. Os comunistas foram os únicos, entre os partidos com assento parlamentar, a declarar um resultado negativo.

BE mais "activo" que CDS

A análise das contas que o Bloco de Esquerda e o CDS entregaram na ECFP permite concluir que os bloquistas têm mais activos do que os centristas. No final de 2008, o total de activos do BE ascendia a 1,4 milhões de euros, enquanto o do CDS não chegava ao meio milhão de euros. Um dado curioso, tendo em conta que, em 2005, os activos do partido com sede no Largo do Caldas totalizavam 3,2 milhões de euros.

Esta redução foi acompanhada ao nível do passivo, que também registou sucessivas diminuições ao passar de 3,8 milhões de euros, em 2005, para 1,1 milhões de euros em 2008. No final deste ano, as dívidas do CDS totalizavam 932,7 mil euros, dos quais 700,8 de médio e longo prazo. Ainda assim, o partido liderado por Paulo Portas fechou o ano com um "lucro" de 305,3 mil euros.

Já do lado dos bloquistas, o total do passivo rondava os 584 mil euros no final de 2008, um valor ligeiramente superior ao volume de endividamento do partido: 519,4 mil euros. Deste montante, 428,1 mil euros correspondem a dívidas a instituições bancárias.

Outro dado curioso que se pode retirar da análise das contas dos principais partidos é que os comunistas gastam mais em despesas com pessoal do que os socialistas e sociais-democratas juntos.

No final de 2008, os encargos com as remunerações dos funcionários do PCP ascendiam a 3,3 milhões de euros, enquanto que o PS e PSD gastaram 1,5 milhões de euros cada um. O CDS gastou 369,4 mil euros e o BE 322,4 mil euros.

Sugerir correcção