Reposição dos subsídios levará a mais austeridade

Foto
TC diz que reposição dos subsídios em 2012 poria em risco metas do défice Carla Rosado

Tribunal Constitucional diz que suspensão dos subsídios viola princípio da igualdade, mas a decisão só terá efeitos em 2013. Passos Coelho diz que haverá mais austeridade para o privado

Em 2013, os sacrifícios serão para todos e os trabalhadores do sector privado verão os seus rendimentos diminuírem ainda mais. O Governo vai lançar novas medidas de austeridade dirigidas também ao sector privado, de forma a contornar a decisão do Tribunal Constitucional (TC), que ontem vetou a suspensão dos subsídios de férias e de Natal dos pensionistas e funcionários públicos. A garantia foi deixada pelo primeiro-ministro, em reacção ao acórdão do TC que produz efeitos a partir do próximo ano.

"O Governo não deixará, no contexto da preparação do Orçamento do Estado para 2013, de estudar esta questão e apresentar uma nova medida que substitua essa", avisou Pedro Passos Coelho, numa declaração ao início da noite.

O chefe do Governo escusou-se a revelar "em cima do joelho" que medidas serão adoptadas, mas quando questionado sobre se abrangerão o sector privado foi bem claro: "Não pode deixar de ser assim, nos termos da decisão do TC".

"Teremos de encontrar uma medida que seja, em termos orçamentais, equivalente a esta e que não pode deixar de respeitar esta orientação do TC e de ser alargada a outros portugueses, que não sejam apenas funcionários públicos e pensionistas", precisou.

Passos Coelho fez questão de destacar que o TC " aceita que em períodos de grande dificuldade os funcionários públicos e os pensionistas possam ter de fazer um sacrifício adicional, mas entende que esses sacrifícios não podem ficar confinados aos funcionários públicos e pensionistas e portanto deveriam ser estendidos, numa medida equivalente, aos outros cidadãos".

Na prática, sem o dizer, o primeiro-ministro deixou a porta aberta a medidas como a que foi tomada em 2011, quando o subsídio de Natal dos portugueses foi alvo de uma contribuição extraordinária para garantir os cumprimentos das metas orçamentais.

Ontem, o chefe do Governo recusou-se, mais uma vez, a aliviar a pressão em relação às metas previstas no acordo assinado com a troika, que pressupõem chegar ao final do próximo ano com um défice de 3% do PIB. "Há o compromisso solene do país relativamente ao processo de ajustamento", reforçou Passos Coelho, indiferente aos apelos dentro do próprio partido para alargar os prazos de ajustamento orçamental (ver página 4).

E se a execução orçamental até Maio fez acender vários sinais de alarme (devido à queda das receitas fiscais abaixo do previsto e ao forte aumento das despesas com subsídio de desemprego), a decisão do TC agora relevada vem agravar o cenário, embora os seus efeitos não tenham impacto em 2012.

O acórdão divulgado ao início da noite de ontem considera que a suspensão dos 13º e 14º meses dos funcionários públicos e pensionistas entre 2012 e 2014 ultrapassa os limites da Constituição da República e viola o princípio da igualdade. Em causa estão os rendimentos acima dos 600 euros brutos.

Nove votos contra três

"Apesar de a Constituição não poder ficar alheia à realidade económica e financeira, sobretudo em situações de graves dificuldades, ela possui uma específica autonomia normativa que impede que os objectivos económico-financeiros prevaleçam, sem qualquer limites, sobre parâmetros como o da igualdade, que a Constituição defende e deve fazer cumprir", lê-se no acórdão redigido por João Cura Mariano e que teve o voto favorável de nove conselheiros, contra três que não concordaram com a decisão.

O TC conclui que "a dimensão da desigualdade de tratamento que resultava das normas sob fiscalização, ao revelar-se manifestamente desproporcionada perante as razões que a fundamentavam, se traduzia numa violação do princípio da igualdade". Por isso, "declarou inconstitucionais as normas contantes dos artigos 21º e 25º" da lei do Orçamento do Estado para 2012 (OE).

A decisão do TC, contudo, não produz efeitos este ano, porque a maioria dos juízes decidiu restringir os efeitos da declaração de inconstitucionalidade a partir de 2013, com o argumento de que a reposição dos subsídios já este ano poderia "colocar em risco o cumprimento da meta do défice público imposta nos memorandos que condicionam a concretização dos empréstimos faseados acordados com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional".

Esta decisão motivou declarações de voto dos conselheiros Catarina Sarmento e Castro, Carlos Pamplona de Oliveira e José Cunha Barbosa, que consideraram que o acórdão deveria ter efeitos logo após a sua publicação, admitindo apenas a manutenção dos cortes até aí.

O Governo nunca foi taxativo sobre quando e como seriam devolvidos os subsídios, que não seriam pagos enquanto durasse o programa de ajustamento. Em Abril, o ministro das Finanças pôs a hipótese de, a partir de 2015, os subsídios de férias e de Natal começarem a ser repostos a um ritmo de 25% ao ano. Contudo Vítor Gaspar também disse esta era uma "hipótese de trabalho", dependente da "existência de espaço orçamental", e não "um compromisso político nem uma decisão de política".

O pedido de fiscalização sucessiva das normas do Orçamento do Estado que suspendem os subsídios de férias e de Natal chegou ao Constitucional pela mão de 25 deputados do PS - à revelia da direcção do partido - e do Bloco de Esquerda.

O PCP não subscreveu o pedido por discordar dos fundamentos apresentados no pedido de fiscalização.

Sugerir correcção