Metro começa a operar a 2 de Janeiro a nova linha de Gondomar

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As estações de Contumil e Nasoni ainda servem o concelho do Porto NFACTOS/FERNANDO VELUDO

Valentim Loureiro teme não vir a ter uma ligação de metro até ao centro do concelho

É já a 2 de Janeiro que a Metro do Porto começará um novo serviço, entre a Senhora da Hora e Fânzeres, utilizando, entre esta estação e o Estádio do Dragão, um novo troço, ontem apresentado pela empresa, publicamente. A abertura da Linha Laranja corrige um erro do projecto do metro, que ignorou, na primeira fase, o concelho que, depois de Gaia, gera maior movimento pendular de pessoas para o Porto. Mas para Valentim, Loureiro, ex-presidente da Metro, a emenda é parcial. Para o o autarca de Gondomar, falta a ligação ao centro do concelho, prevista numa nova linha que, teme, a crise se encarregará de adiar.

"Temos esta linha que fica a 3 ou 4 quilómetros de Gondomar, e a outra está no papel", atirou Valentim durante a viagem de metro da estação de Contumil até Fânzeres, que serviu de apresentação do novo percurso, no dia em que a Metro do Porto celebrou oito anos. O autarca não acredita que a cidade venha a ter a ligação directa (Campanhã-Gondomar), uma das linhas previstas para a segunda fase da expansão da rede. Mas o presidente da Metro do Porto, Ricardo Fonseca, mostrou-se mais optimista quanto a esta questão e garantiu a entrega do processo de lançamento do concurso público ao Governo até ao final deste ano: "Sabemos que a situação é difícil, mas até à data não tivemos qualquer indicação que nos leve a duvidar o avanço da segunda fase da Metro do Porto."

A próxima etapa das obras (ainda sem data de avanço) terá um custo de mil milhões de euros e prevê ainda as novas linhas do Campo Alegre (Matosinhos Sul-S. Bento), S. Mamede (Asprela-Matosinhos Sul) e o prolongamento da linha de Gaia para sul, até Vila d"Este. Ricardo Fonseca não adiantou uma data concreta para a conclusão desta fase de expansão, mas apontou o ano de 2018 como possibilidade, salvaguardando que tudo depende do lançamento do concurso e da calendarização que for aprovada.

Seguindo um apelo feito nas últimas semanas pela Junta Metropolitana do Porto, Valentim Loureiro sugeriu que se utilizassem os fundos previstos para o TGV para concluir as linhas da Metro do Porto que, argumenta, "serviriam muito melhor a população". Gondomar, lembrou, fica a ser o único dos sete concelhos abrangidos pela rede do metro em que este não chega ao centro da cidade.

A nova linha, representada pela cor laranja, teve um custo de 135 milhões de euros. Foram construídas dez novas estações (e quatro parques de estacionamento gratuitos com uma lotação de 472 lugares) ao longo de sete quilómetros que ligam Fânzeres ao Estádio do Dragão, aumentando a rede da Metro do Porto para um total de 80 estações e 67 quilómetros. Na linha F, a viagem de Fânzeres ao Estádio do Dragão faz-se em 18 minutos; até à Trindade faz-se em 26 minutos e até à Casa da Música em meia hora. Depois do Natal estão previstas viagens gratuitas na nova linha para promover o percurso junto da população em geral e a partir do dia 2 de Janeiro começa o serviço comercial.

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