Projecto para o centro de Aveiro criticado

O projecto do Parque da Sustentabilidade de Aveiro - projecto de regeneração urbana - vai ser discutido esta noite na assembleia municipal, por iniciativa do movimento cívico Amigos da Avenida, que reuniu cerca de 400 assinaturas contra a intervenção. O movimento conseguiu, assim, obrigar a câmara PSD-CDS a prestar esclarecimentos sobre o projecto de 14 milhões de euros.

O Parque da Sustentabilidade envolve vários investimentos na zona do Alboi, Baixa de Santo António e Parque D. Pedro, e inclui intervenções controversas. A primeira questão a revelar-se polémica foi a da nova ponte pedonal prevista para o Canal Central, cujo desenho e localização não convencem alguns cidadãos.

Assim que foi conhecido o desenho das intervenções previstas para o bairro do Alboi, levantou-se novo coro de críticas: a abertura de uma via rodoviária "no meio do bairro" tem merecido contestação. Aos Amigos da Avenida juntaram-se já outras vozes de protesto, nomeadamente, um grupo de moradores do bairro do Alboi. O PS-Aveiro também veio pronunciar-se, pedindo a suspensão dos projectos mais polémicos, e os próprios vereadores do CDS manifestaram reservas às intervenções previstas para o Alboi, abstendo-se na votação.

Sugerir correcção