Defensor pede demissão do Presidente

Defensor Moura arrancou ontem a sua campanha eleitoral sozinho mas com estrondo: pediu a demissão do actual Presidente da República. Para o candidato socialista que corre por conta própria, Cavaco Silva "não tem condições para continuar a exercer o cargo", porque entende que foi favorecido por administradores do BPN na compra de acções do banco.

"Senhor Presidente, demita-se", declarou Defensor Moura, numa inesperada conferência de imprensa em Viana do Castelo, onde disse que Cavaco Silva "desprestigia a instituição Presidência da República". Para Defensor, Cavaco já não pode sair limpo deste caso. E acrescentou dizendo que "o grupo de pessoas que cresceu e enriqueceu durante o cavaquismo está agora em locais de importância para influenciar a actividade económica do país e a comunicação". "Demita-se para evitar que esta gente tente enlamear quem honestamente trabalha e produz para o enriquecimento do país", disse o candidato que colocou o caso BNP na agenda eleitoral.

Cheio de convicção entrou Fernando Nobre na campanha a sério. Num comício perante cerca de mil pessoas no Cinema Batalha, no Porto, Nobre garantiu que está na corrida presidencial para ganhar. "Àqueles que pensavam que já estava tudo decidido, que nos quiseram silenciar, estou aqui para dizer: eu serei o Presidente de Portugal", afirmou.

Quando, à hora do arranque dos telejornais, Fernando Nobre entrou na sala, abraçado à mulher e às filhas, já o ambiente tinha sido aquecido pelo humorista Nilton. "Se Portugal está doente, não precisa de um político, precisa de um médico."

Aos que o acusam de estar a apresentar propostas que extravasam as funções presidenciais, respondeu: "Não vale a pena tentarem calar-me. Ninguém me pode calar, nunca mais", atirou, com tique alegrista. E depois, dando como certa a sua eleição, concluiu: "Vou assumir todos os meus poderes e não abdicarei deles um mílimetro que seja." M.G. e N.F.O candidato que lançou o tema BPN para a campanha diz agora que os "cavaquistas" influenciam a economia do país

Sugerir correcção