Circular do Porto abre em Abril para diminuir até 20 por cento trânsito da VCI

Foto
Os deputados do PS estiveram na futura ponte sobre o rio Douro, com 730 metros, em construção na A41 adriano miranda

A Circular Regional Externa do Porto, A41, entre o Picoto (IC2) e o nó da Ermida (IC25), terá portagens, uma distância de 33 quilómetros e oito nós. A concessão inclui ainda a A32 e a A43

A auto-estrada A41, conhecida como Circular Regional Externa do Porto (apesar de este não ser um nome oficial), vai abrir ao trânsito em Abril do próximo ano. Este "compromisso com as datas" foi assumido ontem pelo administrador da Brisa, João Portela, durante uma visita às obras desta e de outra auto-estrada que reuniu 10 deputados do PS na Assembleia da República eleitos pelo distrito do Porto. A A41, entre o Picoto (IC2) e o nó da Ermida (IC25), terá portagens, 33 quilómetros de distância e oito nós.

Prevê-se que a A41 venha a retirar uma grande quantidade de trânsito da Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, uma vez que quem quiser passar pelo Porto em direcção a norte ou a sul deixará de atravessar a cidade, e usar as pontes da Arrábida ou do Freixo, como sucede hoje. A A41 inclui uma nova ponte sobre o Douro entre Gaia e Gondomar.

O agora deputado João Paulo Correia, que, no anterior Governo, foi assessor da ex-secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino, afirmou que, com a entrada em funcionamento da A41, "a redução de trânsito na VCI pode atingir 20 por cento". João Paulo Correia destacou que a A41 irá retirar "milhares de carros" à VCI, para além de melhorar a "fluidez" e a "segurança".

No entanto, em declarações ao Cidades do passado dia 2, Paulo Pinho, especialista em Planeamento e Transportes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, avisou que o facto de a A41 ter portagens deverá colocar em causa o objectivo de retirar a passagem de pesados na VCI, que continuará gratuita.

A primeira paragem na visita dos parlamentares socialistas foi numa nova estrada, paralela à A29, com cerca de 1 quilómetro, que custou 1,5 milhões de euros e abre ao trânsito amanhã. Trata-se de um troço que desaparecera com a construção da A29 e que, ao ser agora reposto, permitirá aos habitantes da urbanização dos Prazeres, em Rechousa, freguesia de Canelas, Gaia, voltar a aceder rapidamente à A29.

A seguir, o grupo parou na A32, uma auto-estrada com portagens que ligará São João da Madeira aos Carvalhos, com 34,7 quilómetros e oito nós. Também neste caso, o responsável da Brisa, João Portela, garante que irá ser cumprida a data prevista para abertura: Outubro de 2011. A A41 e a A32 fazem parte da Concessão Douro Litoral, liderada pela Brisa. Para além da A41 e A32, esta concessão inclui ainda a A43, também com portagens, num total de 8,5 quilómetros (apenas dois nós), entre Gondomar e Aguiar de Sousa (IC24). Neste caso, a concessionária compromete-se a inaugurá-la já em Setembro.

Segundo dados apresentados pela Brisa, os cerca de 76 quilómetros que a Concessão Douro Litoral soma representam um investimento inicial de 872 milhões de euros. No pico da construção, vão trabalhar 6320 pessoas nesta concessão (6075 directamente e 245 indirectamente), implicando ainda o envolvimento de mais de 130 empresas.

Sugerir correcção