Porto entre as 20 melhores para negociar

Lisboa e Porto figuram entre as 20 cidades europeias preferidas pelos empresários para fazer negócios, revela um estudo divulgado ontem pela Fundação Ecer - Banco Popular francês. Entre 37 destinos de 18 países europeus, três cidades alemãs figuram entre os cinco primeiros lugares do ranking: Frankfurt ocupa a primeira posição, seguida pela sueca Malmö, Varsóvia, Hamburgo e Berlim.

Embora a lista seja liderado pelas cidades do norte da Europa, Lisboa, que surge em sexto lugar, é uma das poucas cidades do sul que aparece abaixo da 20ª posição, tal como Turim que está em 13º lugar, Marselha em 16º lugar e o Porto, que aparece em 19º lugar. Madrid é a primeira cidade espanhola a aparecer na lista, na 21.ª posição.

De acordo com a Ecer, os resultados confirmam que os países do Norte e centro da Europa, como a Finlândia, Suécia, Alemanha e Áustria são os favoritos dos empresários. Apesar da linha que separa os países do Norte e do Sul se manter - no que à preferência dos empresários diz respeito -, o estudo refere que esta "não é tão óbvia" como em edições anteriores.

Realizado pela Fundação Ecer, em parceria com a Comissão Europeia e o Banco Popular de Lyon, este indicador mede a satisfação dos empresários. Participaram na terceira edição do estudo 170 mil empresários europeus e 4500 "líderes" empresariais, que responderam a questões relacionadas com acessibilidade, promoção de iniciativas, apoio à criação de empresas, financiamento e ambiente.

Sugerir correcção