Virgem Margarida vai ter estreia europeia em Berlim

Foto
Na literatura, o Berlinda conta com José Eduardo Agualusa e o poeta português Pedro Sena-Lino - mas também os brasileiros Marcelo Ferroni e Luiz Ruffato DANIEL ROCHA

Uns mais, outros menos, conhecidos. Compõem um leque variado (de países e idades) na programação do Festival Berlinda de 17 de Outubro a 17 de Novembro em Berlim, dedicada à cultura lusófona. Antes de mais, cinema, porque há uma estreia europeia na presença do produtor Pedro Pimenta: é Virgem Margarida (2012) do moçambicano Licínio de Azevedo. Presentes estarão também Sérgio Tréfaut na apresentação do seu filme de 2011 Viagem a Portugal e Diana Andringa que, com o realizador guineense Flora Gomes, assina As Duas Faces da Guerra. Ondjaki, que lança neste festival o seu novo romance, numa edição bilingue, estará igualmente na agenda de filmes apresentados com Oxalá Cresçam Pitangas (2007), que realizou com o também angolano Kiluanje Liberdade. Na literatura, o Berlinda conta com José Eduardo Agualusa e o poeta português Pedro Sena-Lino, mas também os brasileiros Marcelo Ferroni e Luiz Ruffato que apresentam os seus livros. As literaturas lusófonas no contexto global serão postas frente-a-frente num debate moderado por Marta Lança, editora do portal Buala de cultura contemporânea africana e outros dois outros jornalistas.

Na música, sobe ao palco a nova revelação da música angolana, Aline Frazão, que aqui apresentará o seu já aclamado disco Clave Bantu. Mas é com um concerto a quatro mãos dos portugueses Eduardo Jordão e João Vasco - 20 Fingers - de Mozart a Chico Buarque que abre oficialmente o Festival. Nas Artes Visuais, entre outras coisas, inauguram Olhares de Berlim, exposição de quatro fotógrafos a viver em Berlim e uma mostra da pintora angolana Manuela Sambo em diálodo com a obra do moçambicano Pedro Boese.

Sugerir correcção