Câmara lançou concurso público

Já foi publicado, em Diário da República, o lançamento do concurso público para a concepção do "projecto de construção de um centro lúdico e cultural representativo da Epopeia dos Descobrimentos Portugueses, no centro histórico da cidade do Porto". O prazo para a apresentação de propostas é de 40 dias, que começaram a contar anteontem.

A proposta para a concepção deste projecto foi aprovada pelo executivo da Câmara do Porto no passado dia 19 de Julho, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, liderada por Rui Rio. O PS e a CDU optaram pela abstenção, por causa do carácter "vago" do documento apresentado pelo presidente Rui Rio. O anúncio do concurso não é mais específico sobre o equipamento que o autarca quer ver no centro histórico, e o vencedor não receberá qualquer prémio.

A proposta que foi votada pelo executivo camarário dizia que o projecto deveria distinguir "as personagens do período de expansão marítima com maior ligação histórica à cidade do Porto", mas pouco mais. Rui Rio explicou que o concurso público pretendia acomodar um conjunto de propostas "desgarradas" que têm chegado ao município, para a instalação de "equipamentos", dando como exemplo alguns "parques temáticos".

O anúncio do concurso não refere qualquer tecto orçamental para a execução do projecto. Rio já dissera, contudo, que a sua concretização está condicionada à obtenção de fundos comunitários.

Sugerir correcção