Cavaco pede aos jovens empenho de antigos combatentes

Francisco Louçã, coordenador do Bloco de Esquerda (BE), acusou ontem o Presidente da República de estar em "guerra com o passado", devido ao facto de Cavaco Silva ter desafiado os jovens a empenharem-se em "missões e causas essenciais ao futuro do país" com a mesma coragem e "determinação" dos militares que participaram há 50 anos "na guerra do Ultramar".

Numa cerimónia de homenagem aos antigos combatentes, ontem, em Lisboa, Cavaco disse: "Importa que os jovens deste tempo se empenhem em missões e causas essenciais ao futuro do país com a mesma coragem, o mesmo desprendimento e a mesma determinação com que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na guerra do Ultramar." Não existe "causa maior" do que dedicar o esforço e a iniciativa "ao serviço da nação e dos combates que é necessário continuar a vencer para promover um futuro mais justo, mais seguro e mais próspero", prosseguiu o Presidente, citado pela agência Lusa.

Louçã não gostou do que ouviu e, na sua página na rede social Facebook, escreveu que as declarações do Presidente da República sobre a guerra colonial, "nas quais pretendeu "distinguir a intervenção militar" e elogiar o "desprendimento e determinação com que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na guerra do Ultramar", constituem um nada recomendável exercício de reescrita da história". "Cavaco Silva está em guerra com o passado. Só as- sim se compreende que compare as Forças Armadas de hoje com as da ditadura e do colonialismo, no que foi uma guerra injusta e condenada por todas as instâncias internacionais", acrescentou.

O deputado bloquista argumentou que "os jovens de hoje não têm nenhum exemplo a recuperar do "empenho" de quem foi para uma guerra, suicidariamente mantida por uma ditadura, sem poder dizer uma palavra sobre o assunto". E continuou: "Os militares que o puderam fazer, aliás, pegaram em armas para devolver a democracia e poder de decisão aos portugueses, um acto libertador que levou a liberdade a quem se batia pela sua autodeterminação noutro continente." Para Louçã, "era esse o exemplo que hoje importava invocar aos jovens que nasceram em democracia e paz, e não a "determinação" forçada por um regime ditatorial que acabou sem deixar saudade".

Na sessão que assinalou os 50 anos do início da guerra em África, que decorreu no Forte do Bom Sucesso, o Presidente da República sublinhou ainda que o país deve "reconhecimento" aos antigos combatentes, notando que, "para lá da memória, impõe-se o reconhecimento de todos os que, pela sua acção na defesa de Portugal, sofreram no corpo e na alma o preço do dever cumprido".

"São merecedores do nosso profundo respeito", acrescentou, saudando também "com especial apreço" os militares de etnia africana que de "forma valorosa" lutaram ao lado dos portugueses.

Sugerir correcção