Atrasos na publicação das metas de aprendizagem

Governo anuncia segunda-feira as metas para o sucesso educativo até 2015

As metas de aprendizagem por ano e ciclo de ensino deveriam estar disponíveis a partir de ontem na Internet. O Ministério da Educação atrasou-se e justifica que "até ao final do mês serão divulgadas no site. Porque neste momento estão a ser apresentadas aos directores de agrupamentos".

Além destas, os directores estão também a conhecer as metas do Governo para o sucesso educativo até 2015 - que Isabel Alçada pretende anunciar só no início da semana.

Contudo, ouvidos pela agência Lusa, os directores que já se reuniram com a ministra avançam que o Governo pretende que a taxa de retenção do secundário desça de 18,7 para 12 por cento. A taxa de retenção e desistência deverá ficar pelos dez por cento no que se refere ao 3.º ciclo (contra os actuais 13,8 por cento), pelos cinco por cento no 2.º ciclo (7,5 por cento) e pelos dois por cento no 1.º ciclo (3,4 por cento). Quanto aos exames do 9.º ano, a intenção é aumentar em quatro pontos percentuais as classificações positivas a Língua Portuguesa (este ano, 69,6 por cento tiveram positiva) e a Matemática (51,3 por cento). Quanto à taxa de desistência, deverá ser inferior a um por cento aos 14 anos, dois aos 15 e abaixo dos quatro aos 16 anos.B.W.

Sugerir correcção