Nova marina de Gaia será inaugurada em Junho

A futura marina de Vila Nova de Gaia, que está a nascer em Canidelo/Afurada, irá ser inaugurada no final de Junho e será a âncora de uma rota de marinas desde a Galiza até ao Porto. A Douro Marina, assim se irá chamar, começou a ser construída no início de Agosto de 2010, estando agora na fase de dragagem, enrocamento (colocação de pedra) e construção das infra-estruturas marítimas.

Com um investimento superior a 7,5 milhões de euros, financiado exclusivamente por capitais privados, a obra está entregue ao grupo MCA, que fará a gestão da concessão da Douro Marina, "isto é, da infra-estrutura de apoio directo à náutica (postos de amarração, zona de reparações, etc.) bem como das zonas comerciais a construir", explicou à Lusa Manuel Cunha, responsável do grupo.

A concessão tem um período de exploração de 30 anos, durante os quais a Douro Marina "acolherá embarcações a motor e à vela", tendo capacidade para estacionamento de embarcações até 20 metros de comprimento, num total de 300 barcos de recreio.

A nova marina ocupará uma área de 49 mil metros quadrados e terá uma zona de estacionamento temporário a seco para reparações com mais de quatro mil metros quadrados, que será reservada aos donos das embarcações. A zona de acesso público inclui um conjunto de edifícios, para restauração, comércio de barcos de recreio e equipamentos náuticos, promoção turística, lojas de desporto e moda, "havendo já um conjunto elevado de empresas interessadas no arrendamento dessas áreas", salientou Manuel Cunha.

Sugerir correcção