Fazer a Festa volta a ter o Porto como cenário

A 29.ª edição regressa ao Palácio de Cristal. Mas a organização diz-se "ostracizada" pela câmara

O Fazer a Festa - Festival Internacional de Teatro regressa ao Porto, depois de, na última edição, ter ido para a Quinta da Caverneira, na Maia. A 29.ª edição do festival organizado pelo Teatro Art"Imagem vai voltar, de 24 de Abril a 2 de Maio, aos jardins do Palácio de Cristal. O director do festival, José Leitão, considera, contudo, que, apesar de a Câmara do Porto ter cedido o espaço, o Fazer a Festa, o terceiro evento do género mais antigo de Portugal, "continua a ser ostracizado" pela autarquia.

A transferência do festival, em 2009, para a Maia foi uma forma de "protesto" contra a Câmara do Porto, recordou José Leitão, em conferência de imprensa. Na altura, o executivo autárquico retirou os 15 mil euros de financiamento alegadamente prometido ao Teatro Art"Imagem, vincou José Leitão. Deu "o dito por não dito", comenta-se num comunicado da companhia.

Para José Leitão, o Fazer a Festa regressa ao Porto, cidade a que "pertence por direito" e onde nasceu, mas isso não significa uma mudança de atitude da autarquia em relação ao evento. O festival vai decorrer nos jardins do Palácio de Cristal, como habitualmente, mas, nesta edição, as companhias de teatro não vão poder contar com o palco do auditório da Biblioteca Almeida Garrett.

Na organização do festival estão envolvidas 150 pessoas, incluindo actores e dramaturgos, que terão de gerir um orçamento de 80 mil euros. O Teatro Art"Imagem conseguiu angariar 60 mil euros em apoios, no entanto terá de assegurar os 20 mil em falta. É com a permuta de espectáculos que, à semelhança de outros anos, vai pagar a algumas companhias, explicou José Leitão: A medida é necessária, porque "o investimento é baixíssimo", queixou-se o director, para quem este é "um festival de militância", em que os profissionais lutam para que o espectáculo não acabe

As novidades para 2010 passam pelo alargamento dos espectáculos ao Museu Soares dos Reis e ao Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos. A grande estreia deste ano, no dia 25 de Abril, é a comédia Vítima da Crise, do autor e encenador Jorge Palinhos, produzida pelo Teatro Art"Imagem.

O Fazer a Festa de 2010 apresenta 15 grupos nacionais e seis internacionais. Destaca-se ainda a participação inédita no festival de um grupo da Madeira e da Associação de Teatro para a Infância e Juventude, que apoiou o evento com 5 mil euros. José Leitão salientou que, por "feliz acaso", nesta edição, os textos apresentados no festival são de "gente do Porto".

Para 2011, na comemoração do 30.º aniversário do Fazer a Festa, José Leitão diz esperar que a câmara "acorde para este festival", que "não pode ser especial" sem o apoio da autarquia.

Sugerir correcção