Aveiro desafia artistas a revestir muros e túneis

Foto
Empresas de revestimentos cerâmicos da região oferecem o material PAULO RICCA

Câmara aceita propostas de criadores até 31 de Março. Os vencedores são anunciados em Abril

A Câmara de Aveiro quer embelezar alguns muros e túneis da cidade e está a aceitar propostas de artistas e criadores contemporâneos. A ideia passa por transpor as criações que vierem a ser seleccionadas para painéis cerâmicos que serão, depois, instalados em vários espaços públicos. A autarquia já conseguiu recolher o apoio de várias empresas de cerâmica da região, que se disponibilizaram para produzir gratuitamente os revestimentos.

A partir de ontem e até 31 de Março, os criadores podem apresentar as suas propostas para decorar e embelezar alguns muros e túneis da cidade, que já foram definidos pela câ-mara: muros da Avenida de 5 de Outubro (junto à Sé de Aveiro), túnel da Forca-Vouga; túnel da Ponte-Praça, túnel junto ao Barreiro e seis "postos de electricidade" na zona do Plano do Centro.

Ao lançar este concurso de ideias para decorar muros e túneis, a autarquia procura "a apresentação de propostas criativas, que contribuam para uma implementação de cultura urbana", anunciou a câmara em comunicado. "Queremos que Aveiro seja cada vez mais uma referência ao nível da arte contemporânea", vincou ao PÚBLICO a vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, Maria da Luz Nolasco, destacando o facto de o projecto permitir também enaltecer aquele que é um sector de referência na região, a indústria cerâmica.

O desafio de decorar os muros e túneis da cidade é lançado a pessoas singulares, individualmente ou em grupo, bem como pessoas colectivas, agentes e associações culturais, instituições e entidades com objecto artístico, recreativo e social sem fins lucrativos. Para os vencedores, o único prémio prometido é a reprodução do seu trabalho em revestimento cerâmico, com a assinatura do autor e aplicação num dos locais previamente escolhidos. Os resultados do concurso serão divulgados até 30 de Abril.

Este projecto de instalação de revestimentos cerâmicos artísticos terá também um artista convidado. O criador aveirense José Loura, "que se tem destacado nas bienais de cerâmica da cidade". Segundo a vereadora, foi o artista escolhido para apresentar uma proposta para um painel cerâmico.

Sugerir correcção