Reabilitação no Porto dividida em sete áreas

Foto
Prado do Repouso foi incluído

Por força da lei, toda o espaço da cidade do Porto que está integrado no processo de reabilitação urbana vai ter uma nova organização. A até agora designada Zona de Intervenção Prioritária (ZIP) vai dividir-se em sete Áreas de Reabilitação Urbana (ARU): Centro Histórico, Cedofeita, Bonfim, Aliados, Miragaia, Lapa e Santos Pousada.

O desenho geral das novas ARU foi elaborado pela Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e deverá ser aprovado, na reunião da Câmara do Porto da próxima terça-feira. Segundo o projecto preliminar a que o PÚBLICO teve acesso, a prioridade dada às sete ARU não é idêntica para todas, pelo que o projecto para a delimitação de cada uma delas, e respectivos planos de intervenção estratégicos, deverá, também, ocorrer em diversos períodos.

A ARU do Centro Histórico é classificada como "prioridade 1" e a sua execução deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2012. Seguem-se, ambas como "prioridade 2" as ARU de Bonfim e Cedofeita, cuja execução deverá prolongar-se até ao final do próximo ano. Aliados e Miragaia verão o projecto de delimitação prolongar-se até ao final de 2013, se se concretizar o calendário delineado para as duas ARU de "prioridade 4". Por fim, Lapa e Santos Pousada ficam com a prioridade mais baixa - 5 -, prevendo-se que a execução destas duas ARU não esteja concluída antes do final de 2014.

Além de partida em sete áreas distintas, a anterior ZIP sofre a sua maior alteração ao passar a integrar o quarteirão do Cemitério do Prado do Repouso e o Museu Militar, "dadas as suas afinidades com a ARU Bonfim", justifica o documento.

A SRU considera que precisará de seis meses para realizar o projecto de cada ARU, sendo depois esse documento sujeito ao crivo do município e do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (UHRU), antes de ser submetido a discussão pública. Antes de ser formalmente constituída, com a publicação em Diário da República, a ARU terá ainda de ser aprovada pela assembleia municipal. Para que todo este processo esteja concluído, a SRU considera que precisará de pelo menos "quinze meses".

Sugerir correcção