O que são hedge funds?

Numa tradução literal, hedge funds são fundos de protecção ou cobertura de risco. Na prática, são fundos de investimento altamente especulativos, que visam rentabilizar ao máximo os capitais que lhes são confiados.

Na génese da sua criação, em 1949, por Alfred Winslow Jones, os hedge funds visavam combinar investimentos bolsistas de curto e longo prazo, para proteger uma carteira face às oscilações do mercado. Hoje, os hedge funds investem em todas as frentes: acções, dívida pública, matérias-primas, moedas, e até em produtos sem activo subjacente, ganhando com as variações de preço, numa lógica de curto prazo. Quando os mercados estão em queda, vendem títulos que não têm em carteira (naked short selling ou vendas a descoberto), mas também podem começar a comprar quando muitos investidores ainda estão a sair, em pânico. Na complexidade de muitos produtos financeiros, que em alguns casos ajudaram a criar, conseguem lucros ao assumir, simultaneamente, posições vendedoras e compradores.

Depois da violenta crise financeira dos últimos dois anos passaram a ser acusados de terem ampliado a derrocada dos mercados. Actualmente, são acusados de terem agravado a crise grega, de estarem na base da subida dos juros das obrigações e na forte desvalorização do euro.

Até agora, e ao contrário dos tradicionais fundos de investimento, a sua actividade não é regulada por nenhuma entidade de supervisão. R.S.

Sugerir correcção