Há mais de 700 universitários do Porto com vontade de ajudar

Foto
Sérgio Vide, da associação Vo.u, acompanha doentes de psiquiatria do Magalhães Lemos ADRIANO MIRANDA

Cerca de dois por cento dos 31 mil estudantes da Universidade do Porto participam em projectos de voluntariado. Dos 13 programas que a universidade oferece, em 2010, o voluntariado social e desportivo foram os que tiveram mais adeptos. Por Andreia Magalhães

a Nuno China, Susana Sousa, Sérgio Vide e Victor Martins são alunos da Universidade do Porto (UP). Não frequentam o mesmo curso mas, depois das aulas, há algo que os une. Os quatro estão envolvidos em projectos de voluntariado, actividades que, desenvolvidas dentro e forta dos campi, atraem mais de 707 estudantes e ex-alunos da UP. A oferta é grande, podendo o trabalho ser desenvolvido em museus, escolas e instituições. Há muito por onde escolher. No voluntariado não há exames, e o único (pré-)requisito é mesmo a vontade de ajudar.

Ao todo, são 13 os programas, grupos e associações de voluntariado na Universidade do Porto (UP) promovidos pelas faculdades e apoiados pela reitoria que funcionam de forma contínua e diária (ver texto ao lado). Segundo o relatório 2010: Um Ano de Voluntariado na U. Porto elaborado pela Comissão de Voluntariado da UP, são mais de 700 os alunos e antigos alunos que participam regularmente em actividades.

Destes 707 voluntários contabilizados ainda ficaram de fora aqueles que apenas participam nas actividades menos regulares das associações de estudantes. De uma forma geral, todas elas promovem programas ligados ao voluntariado, como rastreios de saúde, recolha de donativos, de material escolar, brinquedos e visitas a instituições. Com maior incidência na época de Natal. Falta uma melhor comunicação entre quem organiza as actividades, para se ter uma noção mais excta da mobilização dos estudantes para acções de voluntariado. E a tarefa não se adivinha fácil. A Universidade do Porto, considerada a maior instituição de ensino e investigação científica de Portugal, possui cerca de 31 mil alunos, 2300 professores e investigadores e 1700 funcionários não-docentes, distribuídos por três pólos universitários, 15 escolas e 69 unidades de investigação.

Migos, o ponto de encontro

Mesmo admitindo que 707 participantes é um número que peca por defeito, a assessora da Comissão de Voluntariado da UP, Carla Martins, está satisfeita com a adesão dos estudantes a estes projectos que "fazem falta aos estudantes e à cidade". Contudo, lamenta a inexistência na universidade de um organismo inteiramente dedicado ao voluntariado. "Seria mais fácil organizar e apoiar todas as iniciativas que existem e que vão sendo criadas", assinala.

Foi a pensar nesta ausência de informação agregada que, em 2009, três estudantes do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) criaram a plataforma Heróis Urbanos, um sistema de gestão de voluntariado, eleito como um dos dez vencedores do Concurso Nacional de Ideias Criativas Criar2009.

Victor Martins é um dos mentores da plataforma que, agora, deu origem ao projecto Migos, que permite "perceber quantos voluntários estão disponíveis, conhecer iniciativas e receber propostas". Neste momento, Victor Martins gere o Migos sozinho, e, apesar de não ter possibilidades de fazer uma campanha maior de divulgação, considera que a adesão tem sido "positiva". Para já, cerca de 300 voluntários e 23 organizações estão neste site.

O primeiro dossier feito pela UP, em 2009, falava de 1077 voluntários distribuídos por 15 projectos. Actualmente, o número é menor, porque alguns dos projectos foram interrompidos. "Não podemos falar num aumento ou diminuição de voluntários. Depende sempre da oferta de projectos, dos timings, e da disponibilidade de cada um", explica Clara Martins.

Em 2010, a actividade de voluntariado que envolveu maior número de interessados foi a organização do IV Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens 2010, que contou com a participação de 174 pessoas. Já o GASPorto - Grupo de Acção Social do Porto mobilizou 120 voluntários - jovens universitários, pessoas em actividade profissional - em 11 acções nacionais e três missões internacionais.

Para a comissão de voluntariado, a participação neste género de acções extracurriculares permite aos estudantes da UP não só o "exercício da cidadania" mas também a "aquisição de competências complementares à sua formação académica". Para conhecer melhor este e outros projectos a UP junta na próxima sexta-feira todos os grupos/associações de voluntariado ligados à instituição. A ideia é fomentar, "principalmente nos estudantes, o interesse pelo outro".

Sugerir correcção