Nova linha da STCP já faz a ligação directa entre Vila d"Este e a Boavista

Foto
A linha 907 parte do Mercado do Bom Sucesso e atravessa a Arrábida Nelson Garrido

Processo burocrático e uma providência cautelar fizeram com que a concretização da linha 907, inaugurada ontem, se arrastasse durante vários anos

O pedido de concessão da linha 907, que agora liga a urbanização Vila d"Este, em Gaia, com cerca de 17 mil habitantes, à zona da Boavista, foi pedida pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) em 2006. Em 2009, o pedido foi aprovado, mas uma providência cautelar, interposta por um operador particular, suspendeu o início do funcionamento da linha. Em Março de 2009, o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto considerou a providência improcedente e ontem a 907 foi oficialmente inaugurada.

"É um combate desde 2004", afirmou o presidente da Associação de Proprietários (AP) de Vila d"Este, António Moreira. "Foi uma vitória da população de Vila d"Este contra a exclusão social e contra a discriminação negativa", acrescentou.

António Moreira avança com a estimativa de 300 mil utentes para este ano nesta carreira. "São processos já de si burocraticamente demorados e, depois, também quem tem interesse na linha exerce pressões para que ela não seja outorgada", explica a presidente do conselho de administração da STCP, Fernanda Meneses.

O presidente da Associação de Condomínios da Urbanização de Vila d"Este (ACUVE), Teixeira Fernandes, lamentou "as atitudes das empresas privadas que criam dificuldades", considerando que estas "não têm uma frota capaz de poder satisfazer todas as necessidades, nomeadamente de Vilar de Andorinho" e, particularmente, "da urbanização de Vila d"Este".

O vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Marco António Costa, refere o "papel de parceria, de apoio e de incentivo a que esta linha avançasse", explicando que a autarquia interveiona preparação do percurso e junto do Tribunal Administrativo.

"É uma linha de enorme utilidade para a população do concelho de Gaia. Atravessa zonas altamente populosas, com equipamentos públicos da mais diversa natureza, e equipamentos privados de utilização colectiva e pública, como são os shoppings, hospitais privados, escolas...", afirma o vice-presidente.

Quanto à possibilidade de alargar o horário de funcionamento da carreira, que, para já, parte, pela última vez, às 20h45 da Boavista, Fernanda Meneses diz que terá que ser analisado "o perfil de comportamento da procura".

Durante o dia de ontem, para celebrar a sua inauguração, as viagens na linha 907 foram gratuitas. A carreira parte do Mercado do Bom Sucesso, atravessa a Ponte da Arrábida, e segue pelo lado ocidental de Gaia, passando pelo Hospital Santos Silva, por escolas e centros comerciais, como o Gaia e o Arrábidashopping.

Sugerir correcção