Socialistas derrotados nas autárquicas foram nomeados governadores civis

António Galamba, não-eleito nas legislativas por um lugar, é o novo governador civil de Lisboa. Para o Porto foi escolhida Isabel Santos, derrotada em Gondomar

O PS decidiu premiar alguns dos candidatos autárquicos que perderam as eleições de Outubro passado, nomeando-os agora para as funções de governador civil. Foram os casos de Sónia Sanfona, que concorreu à Câmara de Alpiarça e é agora a nova governadora civil de Santarém; Isabel Coelho Santos, candidata à autarquia de Gondomar e nomeada governadora civil do Porto; Miguel Ginestal, escolhido para presidir ao Governo Civil de Viseu; e José Mota, derrotado na corrida ao município de Espinho, mas eleito para o Governo Civil de Aveiro.

Refira-se que, no caso de José Mota, que esteve à frente da autarquia de Espinho durante 16 anos, a derrota do PS nas eleições municipais foi totalmente inesperada. De tal forma que os socialistas avançaram mesmo com um pedido de impugnação, alegando irregularidades no processo eleitoral. O Tribunal Constitucional não acolheu a solicitação e confirmou a vitória do PSD. Com um passado ligado ao sindicalismo e à UGT, Mota é actualmente presidente da Comissão Política da Federação de Aveiro do PS.

Qualquer um dos socialistas acima citados não pôde integrar as listas para as eleições legislativas devido à imposição, feita pela direcção nacional do PS após as europeias, de proibir as duplas candidaturas. No entanto, a lista de nomeações para os Governos Civis, feita sob proposta do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, inclui um destacado dirigente socialista que, nas legislativas, foi remetido para o 20.º lugar na lista de candidatos pelo círculo de Lisboa: António Galamba. O ex-vice-presidente da bancada parlamentar do PS não foi eleito deputado por um triz - na capital os socialistas elegeram 19 parlamentares - e agora é o novo sucessor de Jorge Andrew.

Para Faro, o Governo nomeou uma antiga deputada do PS, Isilda Varges Gomes, e para a Guarda foi escolhido o ex-presidente da Câmara Municipal de Gouveia, António Santinho Pacheco. Em Bragança, o executivo decidiu fazer regressar ao governo civil o antigo titular do cargo, Jorge Nogueiro Gomes, que tinha abandonado aquelas funções para concorrer à presidência daquela autarquia e perdeu.

As escolhas do Governo foram divulgadas ontem, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros. Do rol de 18 governadores civis, dez desempenham pela primeira vez este cargo - foram reconduzidos os governadores civis de Coimbra, Beja, Évora, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Viana do Castelo e Vila Real. com Filomena Fontes

Sugerir correcção