Filmes do Fantasporto "raras vezes" chegam às salas

O director do Fantasporto, Mário Dorminsky, refuta a ideia de que o Festival Internacional do Porto é um festival comercial. "Os filmes do Fantasporto raras vezes passam nas salas de cinema", disse à Lusa. "Parece-nos ilógico dizerem que o Fantasporto é um festival comercial. Porque tem muita gente? De comercial, em si, não tem nada, porque muitos dos filmes que passam aqui raramente passam nas salas de cinema", salientou.

Com uma média de 80 a 85 por cento, o Fantasporto - que começa na sexta-feira - "continua" a promover o cinema europeu e, com uma "grande percentagem", o cinema português. Para a organização do festival, "é lamentável" que em Portugal, país com um "potencial enorme" nas áreas do turismo e da cultura, "não haja uma interligação entre o Ministério da Economia e o Ministério da Cultura". "No fundo, quando se fala em cultura parece que se está a falar do Diabo", realçou o organizador. Os espectáculos "estão cheios" e quando há eventos "as pessoas aderem e a cultura continua a chamar gente".

Durante as Noites do Rivoli, Mário Dorminsky refere ter ouvido "diversas" vezes agradecimentos "ao pessoal" do Rivoli. Segundo o organizador, há "uma pessoa" que trabalha no Rivoli e a restante equipa "foi contratada pela Cinema Novo", com "muitos voluntários", e no Fantasporto "será a mesma coisa".

"A Câmara do Porto o ano passado deu-nos 50 mil euros, dos quais 20 mil euros eram para pagar pessoal. Este ano desceu para 24 mil euros. Descontando pagar ao pessoal, ficávamos com 4 mil euros de apoio", garantiu Mário Dorminsky. O director referiu a "grande empatia" que os voluntários nutrem pelo festival. Revelou ter 60 a 70 pessoas a trabalhar "neste momento", "cerca de 170" durante a primeira semana e, mais tarde, "quase 300". "E no último dia somos quase 400 com o Baile dos Vampiros. O que quer dizer que é uma estrutura pequenina", ironizou. "As pessoas não têm a noção disso, da dimensão de uma estrutura deste género que passa mais de 360 filmes durante 15 dias. Ao mesmo tempo, todo o trabalho que está por trás, não só ao nível da selecção como da obtenção de financiamento para o festival", assegurou Mário Dorminsky.

Segundo a organização, as cadernetas de 10 bilhetes para o Fantasporto, 3 euros por filme, estão "a sair violentamente" e devem esgotar "ainda" no início da semana. O 31.º Fantasporto decorre até 6 de Março, no Teatro Municipal Rivoli.

Sugerir correcção