Matou a mulher que sofria de Alzheimer e suicidou-se

Foto
Idoso matou mulher no Restelo

Um idoso de 85 anos matou a mulher, que sofria da doença de Alzheimer, e suicidou-se de seguida. O crime ocorreu ontem à tarde, no Bairro de Caselas, no Restelo, em Lisboa.

Luís e Isabel do Carmo estavam casados há 62 anos. Isabel tinha 89 anos e sofria de Alzheimer. A doença estava em estado avançado, e a idosa já tinha dificuldade em reconhecer o marido.

"O Luís dizia que não tinha coragem de pôr a mulher num lar. Se ela fosse, ele teria de ir também", conta José Bernardo, que vivia no mesmo prédio que o casal há dez anos.

Ontem de manhã, os dois idosos foram ao café da zona, como faziam diariamente. O empregado que os atendeu não se apercebeu de nada diferente no comportamento de ambos. "Esta situação apanhou-nos a todos de surpresa", diz.

No entanto, alguns vizinhos estranharam quando, por volta do meio-dia, viram Luís sair de casa de T-shirt para ir pôr uma carta na caixa de correio da filha, que mora a poucos metros de distância.

Duas horas depois, o genro de Luís encontrou o casal morto em casa. O idoso terá asfixiado a mulher com um cinto, enforcando-se de seguida.

Luís do Carmo deixou três cartas de despedida dirigidas à filha, ao genro e à neta. Nas cartas, dizia que já não suportava mais a situação em que vivia e anunciava o que ia fazer. Revelava também o desejo de ser cremado e pedia que o seu corpo e o da mulher fossem velados nos Jerónimos.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) foram chamadas ao local pelos vizinhos. Os corpos dos dois idosos foram depois transportados para o Instituto de Medicina Legal, onde serão autopsiados.

Sugerir correcção