Depois das crianças, Terra dos Sonhos ajuda idosos

Ana, de sete anos, queria ter uma festa de anos com palhaços e andar de avião. Leandro, da mesma idade, queria uma cadeira de rodas eléctrica. Desde a sua criação, em Junho de 2007, a Terra dos Sonhos realizou 163 sonhos a crianças com doenças crónicas ou em estado avançado como a Ana e o Leandro, numa média de um sonho por semana.

Agora, espera duplicar para meio milhão de euros o dinheiro angariado e conseguir realizar dois sonhos por semana. E, desta vez, não se trata apenas de crianças. A Terra dos Sonhos deverá iniciar em Junho um projecto com cerca de 70 idosos de um lar em Marvila, Lisboa, pertencente à Fundação D. Pedro IV.

"Seleccionámos um grupo de idosos, vamos fazer agora o levantamento dos seus sonhos que são, por exemplo, reencontrar algum familiar, regressar a algum sítio ou viver uma experiência que nunca viveram", diz Frederico Fezas Vital, que ocupa o cargo de principal dreamer (sonhador principal) da associação. Falta apenas fechar o acordo com uma empresa que financie o projecto.

A associação espera angariar 500 mil euros este ano, o dobro face a 2009. Com 1100 voluntários e parceiros regulares como a Caixa Geral de Depósitos, o Grupo José de Mello, o BBVA ou a Delta, a Terra dos Sonhos já se internacionalizou e tem em curso um projecto de educação, cultura e desporto numa favela do Rio de Janeiro. "O objectivo é testar este formato no Brasil para depois replicá-lo cá em comunidades carenciadas, como Rabo de Peixe, nos Açores", adianta Fezas Vital. Ana Rita Faria

Sugerir correcção