Inês de Medeiros preocupada com TNSJ

Foto
A deputada socialista defende um apoio forte do Estado à Cultura paulo pimenta

A deputada Inês de Medeiros, responsável do PS pela área da Cultura, passou o dia de ontem a visitar instituições culturais no Porto, e partiu para Lisboa com algumas preocupações. A mais grave seria relativa ao Teatro Nacional São João (TNSJ), que tem visto diminuir o seu orçamento, apesar de ter ficado com a responsabilidade de gerir o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória.

Foi uma visita "mais para ouvir do que para falar", explicou Medeiros aos jornalistas numa pausa do dia que a levou, além do São João, à Casa da Música ou a Serralves, além da Fábrica de Talentos da Fundação da Juventude, onde falava. A deputada eleita pelo PS disse defender um apoio forte do Estado à Cultura, sem o qual, disse, seria difícil "garantir a inovação". "O Estado orgulha-se de muitos apoios que dá, mas não à Cultura, e isso não é mais admissível. Já chegou a altura de o Estado se envergonhar de não dar apoio à Cultura", disse.

A situação financeira do TNSJ deixou a deputada "muito preocupada", e Inês de Medeiros prometeu levar a situação ao Governo. "É importantíssimo olhar com muita atenção para o São João, que está numa situação muito complicada", frisou. Medeiros quer fazer "uma cartografia" dos equipamentos culturais do país.

Sugerir correcção