BE acusa PSD de aumentar impostos na Constituição

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, sustenta que a proposta do PSD de revisão constitucional na área da saúde "representa o maior aumento de impostos na classe média".

Esta foi uma das críticas que Louçã deixou ontem ao processo "extravagante" de revisão constitucional, durante um jantar do grupo parlamentar para assinalar o fim da sessão legislativa. "Se uma pessoa que ganhe um ordenado de 700 euros tiver de passar a pagar os seus custos de saúde, é um aumento encapotado de impostos, incomparável com o aumento do IVA", disse Louçã, apontando o dedo ao líder do PSD. "Passos Coelho faz entrar pela janela a proposta de Ernâni Lopes de redução de 20 por cento dos ordenados", disse.

Já quanto às propostas de arquitectura do sistema político, Louçã considera que são "extravagantes", uma vez que o sistema tem funcionado mesmo em momentos difíceis. Defendendo que há precipitação nesta discussão de alterações ao texto constitucional, o líder do BE diz ter ficado preocupado por ouvir vozes no PS disponíveis para debater as propostas do PSD, mas lembra que Manuel Alegre, o candidato socialista também apoiado pelo Bloco, votou sempre contra as revisões constitucionais.

No jantar, o líder parlamentar do BE, José Manuel Pureza, fez o balanço da actividade do grupo: foi o partido "que mais propostas legislativas apresentou nesta sessão", com 202 iniciativas legislativas. Foram aprovados na generalidade 19 projectos de lei e 14 projectos de resolução dos quais grande parte já foram votados em votação final global, segundo o BE.

Sugerir correcção