Fotos de grandes dimensões expostas na ria da Aveiro

Foto
Exposição vai ficar patente até 29 de Outubro ADRIANO MIRANDA

Em vez de uma parede, é sobre a água que José Maria Pimentel expõe o seu trabalho, convidando os transeuntes a um olhar diferente sobre a arte

O canal central da ria de Aveiro está a servir de palco para uma exposição inédita. São quase 20 fotografias de grandes dimensões que se encontram expostas sobre a água e nas pontes que atravessam o canal. Uma mostra que serve de pretexto para um passeio ao longo das margens da ria, desde o lago da Fonte Nova até à antiga capitania. Como não podia deixar de ser, os trabalhos fotográficos, assinados por José Maria Pimentel, retratam a água e a vivência em torno dela.

À flor da água, assim se designa a exposição, promete surpreender os visitantes, não só pelo espaço em que é apresentada, mas também pela dimensão das fotografias. Na certeza de que esta será uma mostra, segundo realçou o fotógrafo José Maria Pimentel, que convida a várias visualizações. "Será interessante comparar as fotografias durante a noite, com a iluminação, e durante o dia. E depois temos também esse efeito das condições atmosféricas nas imagens, que também será uma surpresa para os responsáveis da exposição", sublinhou o fotógrafo.

Tinta não-poluente

Uma vez que as imagens irão manter-se ao ar livre durante três meses - a exibição prolonga-se até 29 de Outubro - houve o cuidado de recorrer às mais modernas técnicas de impressão digital sobre vinil, telas e tecidos de alta resistência e durabilidade, bem como a tintas não-poluentes. Entre as 17 imagens expostas destacam-se a fotografia instalada na Ponte de São João, com uma imagem de um imenso bando de gaivotas, ou as fotografias colocadas sobre a água no lago junto ao Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, "como se estivessem nas antigas tinas de revelador fotográfico", sublinhou o fotógrafo.

A ideia já era antiga, ainda que tivesse sido projectada para outra cidade, e, agora que foi concretizada, poderá servir de ponto de partida para outros projectos artísticos inéditos na cidade de Aveiro, segundo desvendou Sara Silva Biaia, designer que acabou por ser chamada a colaborar neste projecto.

Sugerir correcção