Velejadora de 14 anos partiu de Gibraltar e não de Lisboa

O veleiro em que Laura Dekker, 14 anos, largou de Portimão, com o pai e o empresário a bordo, na semana passada, foi escoltado até sair de águas territoriais portuguesas, segundo um comunicado da Marinha portuguesa.

A imprensa internacional chegou a dar como certa a partida da jovem holandesa de Portugal, mas a velejadora acabou por optar por sair de Gibraltar, no sábado, alegadamente para evitar problemas com as autoridades portuguesas.

Em declarações à Lusa, o comandante do porto de Portimão, Cruz Martins, referiu que o veleiro Guppy largou de Portimão na passada quarta feira às 9h40 com três pessoas a bordo, local onde já não regressou. Segundo a Marinha, a adolescente, que já tinha sido fiscalizada pela Polícia Marítima, não dispunha de nenhuma documentação que a habilitasse a conduzir sozinha uma embarcação com aquelas características. Laura Dekker pretende ser a mais jovem velejadora a fazer uma viagem solitária de circum-navegação. Deverá concluir a viagem antes de completar 17 anos, em Setembro de 2012. Lusa

Sugerir correcção