ModaLisboa e Experimenta sofrem cortes

A ModaLisboa e a Experimenta Design vão sofrer um corte de 20 por cento nos subsídios atribuídos pela Câmara de Lisboa, anunciou ontem o presidente da autarquia, António Costa.

O autarca tinha dito em Outubro que a crise não afectaria os compromissos assumidos pelo município relativamente ao evento de moda, que consistem na atribuição de 800 mil euros anuais distribuídos pelas duas edições da iniciativa e num acréscimo de cinco por cento desta verba a cada ano seguinte.

Avisada da redução de verbas escassas horas antes do anúncio público da medida, a organizadora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, assegura que o corte não comprometerá a próxima edição, em Março. "O país inteiro está a sofrer cortes. A ModaLisboa vai com certeza continuar a realizar-se. Pode é modificar-se." O apoio da Câmara de Lisboa corresponde a "40 ou 50 por cento do custo total" do evento, refere ainda. "Também recorremos ao investimento privado, o que vai tornar-se complicado porque está tudo retraído. Vivemos um período em que a palavra dada tem muito pouco valor".

Já a presidente da Experimenta Design, Guta Moura Guedes, prefere não se pronunciar por enquanto sobre o assunto: "Não vou comentar, porque não recebemos nenhuma informação da câmara". A autarquia comparticipa a bienal da Experimenta com 500 mil euros.

Segundo António Costa, estes são os dois únicos agentes culturais a que a câmara vai aplicar cortes. As restantes entidades congéneres serão subsidiadas como até aqui, para compensar as reduções de verbas que irão sofrer no Orçamento do Estado. Ana Henriques

Sugerir correcção