O jogo até pode não ser decisivo mas é provável que o seja

Foto
Hugo Viana e Saviola têm sido fundamentais nas respectivas equipas REUTERS/Nacho Doc

Lotação do Estádio da Luz está esgotada. Hoje, joga-se o título. Exagero? Talvez não

Depois do jogo com o Benfica (o de Outubro), Domingos Paciência não queria ouvir falar no título. "Não posso assumi-lo", atirou depois da vitória por 2-0. Antes do jogo com o Benfica (o de hoje), Domingos Paciência não pensa noutra coisa. "Colocaram em causa desde o início até onde o Sporting de Braga podia chegar, mas nesta altura estamos a lutar pela liderança e com o direito e legitimidade de pensar que podemos ganhar este jogo. Temos todos os motivos para pensar que podemos ganhar", defendeu.

O campeonato está mudado. Foi mudando jornada a jornada e para hoje está agendado um Benfica-Sp. Braga que até pode decidir o título. Pode não ser decisivo, mas o mais provável é que seja.

"Há muito campeonato" e "jogos complicados", disse ontem Jorge Jesus, três pontos de vantagem sobre a sua ex-equipa. É "muito importante para as contas finais", resumiu Paciência. "Importante" porque "começam a apertar as últimas jornadas", alertou Jesus. "É natural que tenha muita influência na decisão final", sugeriu o treinador do Sp. Braga. "Em caso de vitória, o Benfica tem alguma segurança", concluiu o benfiquista. Este Benfica-Sp. Braga é isso: importante, influente e, quem sabe, decisivo. O resto - os 18 pontos que restam - são outra história.

É por essas e por outras que o Estádio da Luz promete encher ("Se tivesse lotação para 100 mil lugares também estaria esgotado", exagerou Jesus). Para ver quem sai por cima. Para não perder os golos (da outra vez, à 9.ª jornada, marcaram Hugo Viana e Paulo César). Para perceber se Saviola sai ou não da cartola de Jesus ("Vamos fazer tudo até ao último segundo para o recuperar. Neste momento, está mais para o não", prognosticou). Para ver quem merece mais o título de campeão nacional.

Vencer na PlayStation

O benfiquista diz que, desta vez, o Benfica está mais forte, mais preparado para um outsider que há muito deixou de o ser. O arsenalista concorda. Sabe que o Benfica está mais forte ("A jogar em casa vai procurar entrar de forma mais agressiva e acutilante") e que o Sp. Braga já não é o que era ("Vamos tentar ter a bola e fazer com que o Benfica sinta que do outro lado também está uma grande equipa").

Ontem, foi dia de afinar mecanismos, mas principalmente de estimular as tropas. Mais ou menos tranquilos, os treinadores passaram os olhos pela ficha do árbitro Pedro Proença, ouviram várias perguntas na direcção do famoso túnel da Luz e até já pegaram nos respectivos comandos. Se um dia o treinador do Sp. Braga Jorge Jesus disse "campeões no Sp. Braga, só na PlayStation", ontem o treinador dos minhotos Domingos Paciência apresentou uma nova versão dessa consola. "Felizmente ganhei os dois últimos jogos que fiz na Luz. E não joguei PlayStation..."

Sugerir correcção