Marco António diz que é "inaceitável" não haver ponte pedonal entre Gaia e Porto

O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, considerou ontem "inaceitável" o facto de ainda não se ter construído uma ponte pedonal a ligar as margens de Gaia e do Porto. O autarca defendeu que faz falta mais cooperação entre os dois municípios, recordando as "experiências notáveis" da Red Bull Air Race e dos festejos da noite de São João como exemplos de realizações conjuntas que, em seu entender, mostraram como é necessário "assegurar mais pontes de ligação" entre as duas margens.

Intervindo no lançamento da construção do Porto Cruz - Centro Multimédia de Gaia (na frente ribeirinha), Marco António Costa afirmou "é mais fácil reabilitar a zona histórica de Gaia do que a do Porto". Porém, o vice-presidente acredita num "efeito de contágio" relativamente ao desenvolvimento das duas margens, "se houver comunicação viária e pedonal" que permita a aproximação.

Como forma de assinalar os 13 anos de mandato de Luís Filipe Menezes à frente do município de Gaia, estão a ser realizadas treze iniciativas distintas durante treze dias consecutivos. O lançamento da primeira pedra do Centro Multimédia foi uma delas. A cerimónia deu a conhecer um pouco mais sobre o equipamento que, segundo o arquitecto autor do projecto, Valentim Miranda, tem inauguração prevista para "antes do fim do Verão".

O edifício de três andares que começou ontem a ser remodelado no Largo Miguel Bombarda representa um investimento de cerca de cinco milhões de euros. No piso térreo, os visitantes vão encontrar a recepção e uma loja, bem como um open-space que fará a ligação aos outros pisos. No primeiro andar será criada uma galeria e no segundo piso uma sala de conferências. O último andar vai reunir um espaço para a degustação de vinhos com um terraço com um vista esplêndida sobre o Douro e o Porto.

Segundo o director-geral da Gran Cruz, Jorge Dias, este equipamento não será um "museu tradicional", mas sim um espaço orientado por um novo conceito, baseado em "experiênciais sociais, cognitivas e sensoriais, desformalizando os códigos de consumo de vinho do Porto, para atrair novos públicos".

Para além deste pólo, Marco António Costa garantiu a apresentação, dentro de pouco tempo, de outro museu interactivo no Cais de Gaia, dedicado ao Douro e ao barco rabelo.

Sugerir correcção