Governo Civil diz que esquadra de Aldoar vai ser construída em breve

A CDU denunciou, ontem de manhã, o atraso na construção da futura esquadra de Aldoar, no Porto, numa visita ao edifício da antiga escola primária onde a PSP se deveria ter instalado (a acreditar nas previsões) ainda durante o ano passado. À tarde, o Governo Civil do Porto garantia que "é previsível" que as obras da esquadra arranquem em "Maio ou Junho", uma vez que "o despacho que permite a abertura do concurso público" foi assinado "há duas semanas".

Foi em 2009 que a Câmara do Porto cedeu a antiga escola primária ao Ministério da Administração Interna (MAI) para que ali fosse instalada a esquadra de Aldoar. Só que o projecto não saiu do papel nem consta do PIDDAC [Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central] de 2011, o que levou os comunistas a anunciar um conjunto de iniciativas com vista a esclarecer o caso.

O deputado parlamentar Honório Novo prometeu questionar o MAI. "Na revista do Governo Civil [do Porto] de Julho de 2010 dizia-se que o projecto desta esquadra - e da esquadra do centro histórico - estava pronto. Por isso, queremos saber o que aconteceu para este atraso", disse, acompanhado por eleitos locais da CDU. Novo diz que, mesmo sem inscrição no PIDDAC, o financiamento da esquadra "pode ser resolvido, caso haja vontade política".

Os deputados municipais prometiam apresentar, esta noite, na Assembleia Municipal do Porto, uma moção pedindo a concretização do projecto. O líder dos comunistas na AM, Artur Ribeiro, disse mesmo que o assunto será discutido a 14 de Março, no Conselho Municipal de Segurança, por sugestão sua. "Queremos saber em que situação se encontram as esquadras da cidade e também as viaturas da PSP, porque têm-me chegado relatos de viaturas paradas, por não funcionarem ou por falta de combustível".

João Barros, eleito da CDU na junta, explica que a intenção de construir a esquadra é antiga, já que "a freguesia tem 14 mil habitantes e dois bairros complicados, Fonte da Moura e Aldoar". A actual esquadra, partilhada com Ramalde e situada naquela freguesia, "não chega", diz. Segundo o Governo Civil, o projecto vai mesmo avançar.

Sugerir correcção