PSD-Madeira levanta imunidade a Coelho que concorre pelo Partido Humanista

O Partido Humanista será a nova "barriga de aluguer" de José Manuel Coelho, pela qual se candidatará nas eleições regionais de Outubro. A transferência do ex-candidato presidencial do PND para o novo partido sem representação na região será anunciada a 8 de Março e poderá determinar a sua saída do Parlamento madeirense antes do fim da legislatura.

A comissão parlamentar de regimento e mandatos da ALM pronunciou-se favoravelmente pela retirada da imunidade a Coelho para que responda em dois processos movidos por Jardim e pelo vice-presidente, João Cunha Silva, devendo a decisão final ser tomada, por votação secreta, em plenário da segunda semana de Março. Nos dois casos estão em causa declarações de Coelho antes de substituir o líder regional do PND, Baltazar Aguiar, no Parlamento.

Jardim apresentou queixa contra Coelho por ter acusado o PSD, e contra o director da RTP-Madeira pela divulgação, de envolvimento no negócio da Quinta Escuna, em Santa Cruz, antiga propriedade da Fundação Social-Democrata adquirida pela câmara para aí instalar serviços. A queixa de Cunha Silva relaciona-se com a publicação no jornal satírico Garajau, de que Coelho é director, de um artigo com o título "O tiranete da Calheta", considerado difamatório pelo governante.

Sobre os outros dois processos, a comissão optou por não propor o levantamento da imunidade por estarem em causa declarações proferidas como deputado na assembleia ou no período em que exercia estas funções. Uma das queixas é do juiz Jorge Almeida da Silva, visado numa intervenção de Coelho contra a proximidade ao poder regional, e a segunda de uma magistrada por um artigo do Garajau sobre o arquivamento da investigação a empresas do sector portuário que facturava milhões por serviços inexistentes. Tolentino de Nóbrega

Sugerir correcção